Ele ajuda a diminuir a gordura abdominal e está relacionado até à prevenção do câncer
Receitas saudáveis dificilmente dispensam o azeite na lista de ingredientes. Mas qual o segredo deste óleo, tão valorizado na culinária mediterrânea e cada vez mais comum no prato dos brasileiros? “O azeite é ótima fonte de gordura monoinsaturada, nutriente relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares e também do câncer”, afirma a endocrinologista Ellen Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional. A média ideal de consumo para garantir esses benefícios não é nenhum exagero: bastam quatro colheres de sopa diárias, porção equivalente a 200 calorias.
A melhor opção são os azeite chamados de virgem ou extra-virgem. Isso porque, além de oferecerem boas doses de gordura monoinsaturada, eles são fontes de polifenois, substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, um cuidado a mais para a preservação das artérias e das células. Essa combinação de gordura monoinsaturada e polifenois vem se mostrando uma grande aliada da saúde, daí o aumento na recomendação do consumo de azeite. Mas, se você ainda precisa de alguns motivos para se convencer, aí vai uma ajuda:
1. Manter o peso: apesar da quantidade de calorias que o azeite oferece, ele contribui para a saciedade de uma maneira saudável. Dessa maneira, você não exagera nas refeições e evita o ganho de peso. Uma pesquisa recente ainda sugere que o consumo diário de azeite combate o acúmulo de gordura na região do abdômen.
2. Mais absorção de vitaminas: algumas vitaminas dependem da presença de gordura para serem absorvidas pelo organismo. As vitaminas A e E são exemplos de micronutrientes lipossolúveis, mais bem aproveitados pelo organismo caso o azeite também faça parte da dieta.
3. Prevenção de doenças cardiovasculares: a diminuição da gordura abdominal está relacionada à proteção do coração – pesquisas mostram que os casos de infarto são mais comuns em pacientes com circunferência abdominal acima dos limites saudáveis.
4. Colesterol em dia: os polifenois que você consome no azeite contribuem para o aumento dos níveis do HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol ruim).
5. Menos placas de gordura: a prevenção da aterosclerose (endurecimento das artérias) é outro benefício comprovado do azeite, a formação de placas de gordura também é evitada com o consumo regular deste tipo de óleo.
6. Auxílio no combate a doenças degenerativas: os antioxidantes estão diretamente ligados à proteção do cérebro contra doenças degenerativas, caso do Alzheimer. O azeite é ótima fonte dessas substâncias.
7. Prevenção contra o câncer: a gordura monoinsaturada reduz o surgimento de processos inflamatórios, matriz de alguns tipos de câncer. Além do componente genético, especialistas comprovam a cada dia a importância de hábitos saudáveis na prevenção de doenças graves.
8. Controle da gastrite: os estudos ainda não são conclusivos, mas estão deixando os especialistas animados. O consumo regular de azeite parece ter ação contra a bactéria H-pylori, um dos agentes que causam a inflamação no estômago.
Todas as informações presentes neste texto possuem respaldo da endocrinologista Ellen Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional
Nenhum comentário:
Postar um comentário