sábado 16 2013

RELAXE AS TENSÕES DO PESCOÇO



Depois de um dia cansativo, use seis truques simples para desestressar
Nem precisa olhar no calendário para saber que a semana está no fim, basta colocar atenção na área do pescoço para entender que a tensão acumulada ali é resultado de dias seguidos de trabalho e preocupação intensos. “Quando está envolvido em solucionar problemas, você mantém o pescoço em posição praticamente rígida, mexe pouco a cabeça, vêm daí as dores tensionais”, afirma o clínico-geral Samir Rahme, especializado em medicina antroposófica. De acordo com Samir Rahme, o tempo em frente ao computador contribui ainda mais para que o problema se agrave – na maioria dos casos a tela é colocada numa altura que força ainda mais os músculos desta região, em vez de deixá-los numa posição estável, de conforto. “O ideal é que a tela fique numa altura em que o pescoço não precise ser flexionado e que você interrompa a atividade a cada 45 minutos ou uma hora, relaxando”, diz o especialista. Na prática, fica difícil se lembrar das dicas com as metas e as cobranças profissionais falando mais alto. Se este é o seu caso, aproveite as dicas de Samir Rahme a seguir para aliviar o desconforto.
1. Alongamento: a solução mais simples é também a mais eficiente. Sentado confortavelmente, relaxe os ombros e tente encostar a orelha direita no ombro direito. Depois, faça o mesmo movimento do lado esquerdo (sempre com o cuidado de não mexer os ombros, somente o pescoço). Permaneça no alongamento por quinze segundos de cada lado. Terminando, gire a cabeça de um lado para outro (como se estivesse dizendo “não”) e, em seguida, para a frente e para trás (como se estivesse dizendo “sim”). Esses exercícios aliviam a tensão quando ela já se instalou e também previnem o surgimento das dores, pratique sempre que lembrar.

2. Compressa morna: uma bolsa de água quente ou uma toalha morna (você pode esquentá-la com o ferro de passar) servem como acessórios quando a tensão anda exagerada. O calor relaxa os músculos e permite movimentos maiores. Só não saia na friagem após fazer a compressa ou os músculos podem se tensionar ainda mais, o ideal é aplicar o calor pouco antes de dormir.

3. Massagem no chuveiro: se a ducha da sua casa for potente, coloque o chuveiro na temperatura aquecida e aproveite dois efeitos ao mesmo tempo: a massagem realizada pela água, mais o efeito relaxante do calor sobre o pescoço e as costas. Aproveite para alongar os músculos, sempre com cuidado para não provocar distensões.

4. Massagem profissional: os movimentos realizados por um especialista (massoterapeuta ou fisioterapeuta) desmancham as tensões em pontos específicos. O trabalho é especialmente indicado em duas situações: no caso de quem sofre de tensões recorrentes no pescoço ou de quem tem desvios de postura que pioram o problema. Neste último, vale procurar um acompanhamento para reeducação postural além das massagens.

5. Respiração relaxante: controlar a entrada e a saída de oxigênio do organismo é um método milenar para alívio das tensões (práticas como a ioga são totalmente baseadas no controle respiratório, por exemplo). Respire fundo e vá soltando o ar bem lentamente. Conte até cinco e repita o exercício, mentalizando os músculos do pescoço sendo relaxados a cada expiração.

6. Uso de essências: aromas como a lavanda são reconhecidamente relaxantes e, se não causarem nenhum tipo de alergia em você, podem ser aliadas no alívio das tensões. Você tanto pode aplicar o óleo durante a massagem quanto procurar hidratantes com esse tipo de aroma. 

Nenhum comentário: