segunda-feira 03 2014

AOS MEUS LEITORES: ROLEZINHOS EM SHOPPINGS

Veja.Com

Recebi cerca de 55 comentários de leitores, aos quais, indistintamente, agradeço. Durante os 25 artigos que publiquei na VEJA nunca fui atacado frontalmente por ser marxista, esquerdista e sei-lá-mais-o-quê.
Creio que este tipo de vitupério é uma trincheira estrita e estreita. O que propus foi, simplesmente, um elenco de possibilidades de reflexão para não reduzir, uma vez mais, as fronteiras que separam as classes sociais no Brasil. Minhas sugestões não estão prontas e acabadas e, a exemplo do que dizia meu mestre, o  educador Anísio Teixeira: “Não tenho compromisso com minhas idéias”.
O que me causa espécie, no entanto, é o fato  de que a revista VEJA também seja atacada com epítetos desairosos. Faz 40 anos adentrei pela primeira vez a porta da Editora Abril. Não tenho procuração dos editores para defendê-los do que quer que seja. Mas sei que, por sua trajetória histórica, a Abril sempre acolheu o mais amplo direito à opinião, desde que não seja xenófoba, sectária ou racista, seguindo nossa legislação.
Ora, os que leem este blog e os que leem VEJA devem ter a liberdade de si mesmos, devem ter a coragem de si mesmos e não serem presa fácil de vitupérios, reducionismos e palavras de ordem tais  como “baderneiros”, “malfeitores”, “cambada de desocupados”, “esquerdistas” tal qual foi assacado contra mim e contra os demais concidadãos brasileiros como eu.
Meu texto propõe reflexões. A quem me lê. A mim mesmo. E, principalmente, às autoridades públicas. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, pai do Chico, no Brasil os decretos nascem “das paixões momentâneas”. É pena, portanto, que se inventem proibições, criminalizações e fossos que separem ainda mais uns e outros. Temos de lidar com realidades importantes, como a do crescimento da população e da demanda desta população por novos espaços de moradia, de trabalho e de consumo.
Agradeço imensamente a quem procurou contribuir à esta reflexão como o leitor Geraldo Siqueira que propôs perspectivas novas ao tema e foi por isso reverberado por muitos.

Nenhum comentário: