Internet
Mensagens serão criptografadas com o objetivo de evitar espionagem
Claudia Tozetto
Ao usar serviços da Microsoft, informações dos usuários serão criptografadas (Thinkstock)
A Microsoft anunciou que aumentará a segurança dos dados enviados pelos usuários por meio de seus serviços, como o e-mail gratuito Outlook.com e o serviço de backup em nuvem SkyDrive. O anúncio ocorre meses após as denúncias feitas por Edward Snowden, ex-consultor da CIA, de que a agência de segurança americana NSA espionou comunicações de cidadãos americanos e estrangeiros.
Com a mudança, todas as comunicações enviadas pelos usuários ou recebidas a partir de servidores da Microsoft serão criptografadas. A mudança também vale para os usuários do Hotmail, que tiveram suas contas transferidas para a plataforma Outlook.com em maio de 2013. Nesse processo, as informações são codificadas antes da transmissão entre o computador e o servidor. Somente a empresa que presta o serviço e o computador do usuário têm a chave necessária para decodificar as informações. A tecnologia já é amplamente adotada para assegurar transações em sites de comércio eletrônico.
O tipo de criptografia adotada pela Microsoft utiliza a tecnologia Perfect Forward Secrecy, que gera chaves criptográficas temporárias. Isso significa que, mesmo que um invasor obtenha a chave e intercepte as informações enviadas pelo usuário para o site em múltiplos acessos, não será capaz de decodificá-las.
De acordo com a Microsoft, as medidas terão impacto em todos os seus serviços on-line, inclusive aqueles oferecidos para empresas, como o Windows Azure e o Office 365. Uma parte das medidas terá efeito imediato, enquanto outras serão implementadas ao longo dos próximos meses. A empresa espera concluir o projeto em meados de 2014.
Além das comunicações entre os usuários de serviços da Microsoft, a empresa pretende estabelecer parcerias com outros provedores de e-mail. Dessa forma, o sigilo de uma mensagem enviada por um usuário do Gmail para alguém com uma conta do Outlook.com, por exemplo, estará seguro contra qualquer tipo de interceptação. Atualmente, mesmo que o usuário utilize um serviço de e-mail que criptografe os dados, está sujeito à interceptação quando envia e-mails para terceiros.
A decisão da Microsoft de aumentar a segurança dos usuários repete medidas adotadas pelo Google em junho. De acordo com o jornal The Washington Post, a empresa acelerou sua iniciativa para criptografar toda a comunicação entre os usuários e seus data centers próprios localizados pelo mundo. O Yahoo também aumentou a segurança das informações de usuários de seus serviços nos últimos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário