domingo 09 2013

Adeus, convicções!

Por Natália Leite, Tempo de Mulher
NATÁLIA LEITE: “Viver leve é tããão melhor! Essa tarefa de guardiã feroz das próprias convicções cansa e é chata pra caramba”.

E a chance do outro ter razão? No assunto mulher? Desconsiderava. / Foto: Thinkstock

Por NATÁLIA LEITE
Dona Rosa, a vizinha, diz que a posição dos astros explica a mudança. Meu tio, zen de carteirinha, tem certeza de que é a força da repetição dos místicos números da trindade, 3 e 3. Mas tenho outra teoria para a transformação que veio com meu aniversário de 33 aninhos. Acredito que (finalmente!) reagi às dicas de pessoas queridas que, há anos, tentam desarmar minha rigidez. 
Seja por conta de planetas, algarismos ou pela natureza do processo de acumular anos, o fato é que a vida está diferente. É nítido. Tive mais uma prova num saboroso encontro com um casal queridíssimo. Os dois são inteligentes e divertidos, logo, adoro ser a vela oficial. Nesse dia, o namorado entrou num tema que me apaixona e costuma despertar em mim posições pra lá de firmes: comportamento feminino.
Historicamente, numa situação como essa, nem ouvia de verdade. Estava tão fechada nas minhas convicções que o outro começava a falar e eu imediatamente me punha a pensar em argumentos, defesa, contra-ataque. E a chance do outro ter razão? No assunto mulher? Desconsiderava.
Neste dia, ouvi. Juro, nem pensei em pensar. Ouvi com alma e coração. Sabe o que aconteceu? Concordei. Nem doeu admitir que meus estudos sobre o tema não me fizeram perceber a sutileza e verdade do que ele viu.
A lição que aprendi: viver leve é tããão melhor! Essa tarefa de guardiã feroz das próprias convicções cansa e é chata pra caramba. Foi uma delícia ouvir e crescer. Bem melhor que o velho sentimento de estar num ringue de boxe, em clima de luta final, a cada conversa.
Viver sentindo, deixar o raciocínio para quando é de fato necessário - uma novidade que me traz a sensação de fluir na suave correnteza de um rio gostoso. Bem mais feliz que passar dia e noite a pensar, pensar, pensar e pensar. Tchau, Nat velha!!!
* Natália Leite é jornalista, mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, curiosa e otimista incurável. Escreve quinzenalmente sobre os erros, acertos e dúvidas que nos fazem mulheres.

Nenhum comentário: