domingo 19 2014

10 aquisições do Google que apostam no futuro

Nest


A empresa desenvolveu um termostato conectado à internet que pode ser controlado por meio de um smartphone. O sistema operacional do dispositivo permite “aprender” hábitos dos moradores e ajustar automaticamente a temperatura do ambiente. A empresa também oferece um alarme de incêndio inteligente, que avisa o usuário, com voz humana, sobre o aumento dos níveis de dióxido de carbono.

Boston Dynamics

Uma das empresas de robótica mais avançadas do mundo, a Boston Dynamics foi criada por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Ela desenvolve robôs que se movimentam como animais e já criou diversos produtos inovadores, como o BigDog, um robô quadrúpede para terrenos desnivelados. O LS3 (foto) foi desenvolvido para carregar suprimentos para soldados durante guerras.

Holomni

A empresa produzia rodas de alto desempenho que funcionam em qualquer direção. A tecnologia pode permitir o controle preciso dos rodízios a partir de um sistema. A empresa parou de desenvolver novos produtos após a aquisição do Google, que pode ter ocorrido em dezembro, mas não foi divulgada publicamente pela empresa.









Makani Power

A empresa fabrica uma aeronave autônoma que voa presa ao solo por um cabo e é equipada com turbinas para geração de energia eólica. A tecnologia desenvolvida pela empresa promete reduzir o custo de geração de energia em 50% em relação aos campos de energia eólica tradicionais. A empresa foi adquirida pelo Google em maio de 2013.

Meka Robotics

A startup de San Francisco, nos Estados Unidos, é especializada no desenvolvimento e design de robôs que se parecem com humanos. Antes de ser adquirida pelo Google, a empresa trabalhava em peças como cabeças, braços e mãos para robôs. A empresa faz parte de uma joint venture com outra startup do setor adquirida pelo Google, a Redwood Robotics. Esta última é apontada por especialistas como “a Apple da robótica”.

Bot & Dolly

A empresa se tornou conhecida por participar da equipe do filme Gravidade, lançado em 2013. Quatro braços robóticos, equipados com filmadoras profissionais, foram usados pela equipe de efeitos visuais para fazer as imagens do filme simulando um ambiente com gravidade zero. Comprada pelo Google em dezembro de 2013, a empresa oferece dois modelos de braços robóticos adaptados para o cinema.

Schaft

A empresa japonesa, que nasceu dentro da Universidade de Tóquio, no Japão, fabrica robôs humanoides para aplicações em áreas que exigem força. A empresa desenvolveu tecnologia que permite que os robôs continuem de pé, mesmo quando são empurrados ou atacados. A empresa foi adquirida pelo Google em dezembro do ano passado.

Industrial Perception

A empresa de Palo Alto, nos Estados Unidos, desenvolveu um sistema de visão computacional para robôs. Em fábricas, o sistema permite que braços robóticos possam diferenciar o tamanho das caixas que devem ser transportadas. O sistema também pode ser adaptado para evitar a colisão de máquinas na indústria. A empresa foi adquirida pelo Google no final de 2013.

DNN Research

A empresa, fundada por pesquisadores da Universidade de Toronto, nos Estados Unidos, desenvolvia pesquisas na área de redes neurais profundas para entender como o cérebro humano processa a linguagem. A empresa foi adquirida em março de 2013, mas o valor da compra e os planos do Google para integração da tecnologia em seus serviços não foram revelados.

Behavio

A empresa, dedicada a um software para monitorar o ambiente e fazer previsões sobre necessidades das pessoas a partir de dispositivos móveis, foi adquirida pelo Google em abril de 2013. Os recursos desenvolvidos pela empresa podem ser incorporados ao Google Now, aplicativo de assistente pessoal do Google. 

Nenhum comentário: