O embaixador do Licopeno
Por Carla Pernambuco 25/nov/2013 08:39
O tomate é pouco calórico e é considerado a maior fonte de Licopeno disponível.
O Licopeno é a substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba e outros alimentos.
É um poderoso antioxidante que - absorvido pelo organismo - protege e repara as células dos danos causados pelos radicais livres. Relatos científicos o definem como um eficiente protetor da próstata e dos pulmões.
Apesar de ser - diretamente - associado à cozinha da Itália, o tomate já era um ingrediente conhecido nas culinárias das civilizações Inca, Maia e Asteca (antes de ser levado para a Europa). Faz parte do extenso rol de alimentos da América (pré-colombiana) assim como as batatas, os vários tipos de milho e feijões, o abacate, o cacau e uma infinidade de frutas .
Os primeiros registros da presença de tomates no Velho Mundo, apontam para Sevilha (Espanha), no século XVI, que era um dos principais centros de distrubuição comercial para toda a Europa, principalmente Itália e Países Baixos. Os italianos logo batizaram o fruto de “pomo d'oro”.
Para alguns europeus, o tomate era tido como venenoso e por fazer parte da família das Solanáceas, como as Mandrágoras, eram cultivado para efeitos ornamentais e também usados em feitiçaria.
A boa culinária tem muito de magia mesmo. A energia dedicada e amorosa de quem cozinha é um ingrediente indispensável e faz toda a diferença.
Pé na cozinha, fé na cumbuca e vamos transformar alguns tomates num inesquecível molho para um Robalo com Polenta.
Robalo Grelhado com Molho Putanesca e Polenta Cremosa
8 porções
· 8 porções de robalo de 200 g cada uma
· 12 tomates sem pele e sem sementes cortados em 8
· 1/3 xícara de minialcaparras
· 1/3 xícara de azeitonas pretas fatiadas
· Azeite extravirgem
· Galhos de manjericão para decorar
· 1/2 receita de polenta cremosa (veja p. 157)
· Sal e pimenta moída na hora
Tempere as porções de peixe com sal, pimenta e azeite, grelhe-as e, se necessário, finalize no forno.
Aqueça 1/3 xícara de azeite em uma frigideira, junte os tomates, as alcaparrinhas e as azeitonas, acerte o sal e salteie apenas por cerca de 5 minutos para que os tomates não desmanchem. Sirva o peixe sobre a polenta e os tomates sobre o peixe. Decore com folhinhas de manjericão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário