Para comer na casa de praia, para peixes assados, saladas, massas, etc...
Por Carla Pernambuco 16/dez/2013 10:24
As castanhas fazem parte do controvertido grupo de alimentos que ora são os salvadores da saúde, ora são os vilões. Aqueles que acham que evitando nozes, castanhas, avelãs, pinhole, amêndoas, etc… estão tendo algum benefício, estão redondamente equivocados. Além de saborosíssimas, as “castanhas” fazem parte de um grupo muito especial: o das frutas oleaginosas, responsáveis por retardar o envelhecimento celular (combatem os radicais livres), previne doenças cardiacas, diminuem os níveis de colesterol do sangue, ajudam a prevenir alguns tipos de câncer e, consumidas sem exagero, não engordam - ao contrario, são indicadas para equilibrar dietas de perda de peso - ricas em gorduras monoinsaturadas - mantém estável os níveis de açúcar no sangue e ativam o metabolismo acelerando a queima de gorduras.
A Castanha-do-Pará é rica em selênio, magnésio, omega 3, potássio, cálcio e Vitamina E. Na Amazonia corre a voz de que evitam a loucura.
O fato das castanhas e nozes serem uma rica fonte de energia, as colocam na categoria de excelentes ingredientes culinários e não, necessariamente, em vilãs engordantes.
Sou adepta e convicta - fazem bem e tem um sabor diferenciado…
Pesto de Orégano com Pistaches
No processador (modo pulsar) combine 3/4 xícaras de pistachios com 2 dentes de alho, 1 filet de anchova, 1/2 xícara de folhas de orégano fresco e 2 colheres (sopa) de suco de limão.
Acrescente 3/4 de xícra de azeite de oliva em fio, até formar uma pasta.
Tempere com sal e pimenta do reino
Nenhum comentário:
Postar um comentário