sexta-feira 09 2013

Tropa de Choque da PM de SP troca de comando

 Por Redação



Tropa de Choque da PM de SP troca de comando (© Estadão Conteúdo)
A Polícia Militar de São Paulo anunciou nesta semana a saída do coronel Cesar Augusto Franco Morelli da função de comandante da Tropa de Choque. Ele será substituído pelo coronel Carlos Celso Castelo Branco Savioli, atual comandante da Baixada Santista.
A saída do coronel Morelli foi publicada no Diário Oficial de São Paulo no último dia 7 (quarta-feira). Ele estava à frente da Tropa de Choque desde 1º de setembro de 2011.
A troca no comando ocorre cerca de dois meses após os protestos de junho na capital paulista, em que milhares de pessoas saíram às ruas para exigir a redução na tarifa de transporte público. À época, muitos acusaram a Tropa de Choque da PM de, primeiramente, agir com força excessiva contra os integrantes dos protestos, e depois de demorar a reprimir ações violentas - como no episódio em que manifestantes tentaram invadir a Prefeitura de São Paulo, no dia 18 daquele mês.
Em nota, a PM afirma que a troca no comando se trata de um "processo natural de gestão e renovação", e que agosto é uma das épocas do ano em que oficiais e praças são promovidos e deslocados para preencher determinados cargos e vagas.
Leia a íntegra da nota da PM de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira:
Em razão das transferências publicadas em 07AGO013, no Diário Oficial do Estado, a Polícia Militar informa que se trata de um processo natural de gestão e renovação na Instituição.
O mês de agosto é uma das épocas do ano em que ocorrem promoções de oficiais e praças e suas decorrentes movimentações, para o preenchimento de cargos e vagas.
Dessa forma, o Cel PM Cesar Augusto Franco Morelli, a frente do Comando de Policiamento de Choque desde 01 de setembro de 2011, onde realizou um excepcional trabalho, com atuação em todo o Estado, deixa esta Unidade e, por sua própria indicação, será substituído pelo Cel PM Carlos Celso Castelo Branco Savioli. Atual Comandante da baixada santista, o Coronel Savioli tem vasta experiência no policiamento de Choque, a última Unidade que comandou antes de ser promovido ao posto de Coronel, foi o 2º Batalhão Choque, Unidade responsável pelo policiamento em Praças Desportivas, grandes Eventos e demais ações cuja a peculiaridade necessite do emprego dessa tropa.
Para Substituir o Comandante da baixada santista, foi designado o Cel PM Ricardo de Jesus Ferreira, cuja última Unidade que comandou antes da promoção ao posto de Coronel, foi o 36º Batalhão, responsável pelo policiamento na região de Embu das Artes onde desenvolveu um eficiente trabalho junto àquela Comunidade.

Nenhum comentário: