quinta-feira 08 2013

Dilma ouve cobranças de senadores do PT

Brasília

Parlamentares se reuniram com a presidente nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto; eles pediram mais diálogo e presença de Dilma nos estados

Gabriel Castro, de Brasília
Dilma Rousseff, na cerimônia de lançamento dos Planos Setoriais na reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, em Brasília
Dilma assumiu diálogo com parlamentares na tentativa de recompor base (Ueslei Marcelino/Reuters)
O foco da resistência ao governo no Congresso está na Câmara dos Deputados, em partidos aliados como o PMDB. Mas, agora que decidiu ouvir diretamente os parlamentares, a presidente Dilma Rousseff descobriu que até os senadores de seu partido, o PT, têm queixas a fazer sobre sua gestão.
Nesta quinta-feira, ela reuniu a bancada petista no Senado, em mais uma etapa do esforço para recompor a força de sua base no Congresso. Dos parlamentares, ela ouviu dois pedidos: mais diálogo antes do envio de propostas de impacto e uma presença maior da presidente e sua equipe em inaugurações de obras pelo país – ao lado dos parlamentares.
"Em muitos lugares, muitas vezes a obra é inaugurada e ninguém diz que é uma obra que tem a participação do governo federal. A presença de representantes do governo e da bancada que lhe dá sustentação no Congresso é importante, inclusive, para isso", disse o líder da bancada petista, Wellington Dias, após o encontro.
Os eventos nos estados têm mais impacto para os políticos locais, que podem exibir a seu eleitorado uma demonstração de prestígio junto ao governo federal e à presidente da República. 
O líder afirmou ainda que a presidente se dispôs a abrir o diálogo com os parlamentares antes de enviar propostas relevantes ao Congresso. "Essa era uma cobrança clara da nossa parte. E ela responde não só assumindo o compromisso como realizando esses encontros. Isso facilita o trabalho tanto do Executivo quanto do Legislativo", disse Wellington Dias.
Segundo o líder petista, a presidente também se demonstrou otimista com o cenário econômico, apesar das incertezas em torno da inflação e do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).


Nesta semana, Dilma já havia se encontrado com os líderes de partidos aliados na Câmara e no Senado. Novo encontro com deputados da base está marcado para segunda-feira.

Nenhum comentário: