terça-feira 09 2013

Médicos e engenheiros são profissionais com nível superior mais bem pagos do Brasil

Carreiras

Estudo do Ipea aponta carreiras com melhores salários entre 2009 e 2012

Engenharia química
Engenharia química (Thinkstock)
Segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira, os médicos são os profissionais mais bem pagos do Brasil entre as carreiras com nível superior. A análise se refere ao período compreendido entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012 e foi feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
De acordo com o levantamento, os médicos possuem em média renda mensal de 8.459,45 reais. Em segundo lugar, aparecem os profissionais do setor militar e de defesa, cujos vencimentos médios são de 7.695,84 reais.
Carreiras ligadas ao setor de engenharia também se destacam no levantamento. Somadas, as especializações da área ocupam cinco dos dez postos mais bem pagos do país. As mais valorizadas são as modalidades química e civil. 
Os valores apresentados foram convertidos, com o uso do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para preços de dezembro de 2012. Assim, foi excluído o efeito da inflação no período.

As dez carreiras de nível superior com melhores salários (2009-12)

Fonte: Radar – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, do Ipea

1º lugar - Medicina

Com vencimento médio de 8.459,00 reais, os profissionais da área são os mais bem pagos do Brasil.

2º lugar - Setor militar e de defesa

Além de figurar como a segunda carreira de nível superior mais bem paga, com renda mensal de 7.695,84 reais, os profissionais da área militar também têm a maior proteção previdenciária, em torno de 97%.

3º lugar - Serviços de transporte

Profissionais da área de transportes que desempenham funções que exigem formação superior (como engenheiro de tráfego e de trânsito, logística, entre outras) possuem a terceira melhor renda mensal do país: 6.052,56 reais em média.

4º lugar - Engenharia química

O engenheiro químico ocupa o quarto lugar no ranking das profissões mais bem pagas no Brasil, com a renda mensal de 5.815,28 reais.

5º lugar - Engenharia civil

No quinto lugar dos melhores salários para profissionais com nível superior estão os engenheiros civis, com 5.768,19 reais mensais em média.

6º lugar - Engenharia mecânica e metalúrgica

Engenheiros mecânicos e metalúrgicos possuem renda mensal de 5.500,30 reais e ocupam, portanto, o sexto lugar no ranking das profissões mais rentáveis no Brasil.

7º lugar - Odontologia

Os profissionais da área de odontologia aparecem na sétima posição entre os melhores salários do Brasil, com renda mensal de 5.367,31 reais. Porém, em comparação com as outras carreiras que estão entre as dez mais bem pagas, são os que possuem a pior cobertura previdenciária, com 83%.

8º lugar - Engenharia (demais carreiras)

Outros especialistas formados em engenharia aparecem no oitavo lugar de profissões mais valorizadas no Brasil, com renda média de 5.242,91 reais mensais. 

9º lugar - Engenharia elétrica e automação

Engenheiros elétricos e de automação figuram na nona posição da lista, com 4.835,37 reais mensais. 

10º lugar - Estatística

Para fechar o ranking, profissionais da área de estatística ocupam o décimo lugar das profissões de nível superior mais bem pagas no Brasil, com 4.780,29 reais mensais. 

Nenhum comentário: