segunda-feira 17 2013

Acompanhe as manifestações pelo Brasil nesta segunda

Rio de Janeiro - Manifestantes protestam no Centro do Rio, contra o reajuste da tarifa de Ônibus


Rio de Janeiro - Manifestantes protestam no Centro do Rio, contra o reajuste da tarifa de Ônibus - Ernesto CarriÁo/Agência O Dia/Folhapress


Manifestantes realizam a quinta passeata pelas ruas da capital paulista; protestos ocorrem em diversas cidades do país, como Rio e Brasília

Protestos pelo país

Acompanhe passo a passo as manifestações pelo Brasil nesta segunda-feira
  1. 19:42 - Protesto contra o aumento das tarifas de coletivos ocorre também nas cidades de Novo Hamburgo (RS) e Poços de Caldas (MG). 
  2. 19:40 - Salvador - Segundo a PM, cerca de 5.000 pessoas ocupam as ruas de Salvador na noite desta segunda-feira. Os manifestantes são contra o aumento das tarifas de transporte coletivo e a realização da Copa do Mundo no Brasil.  
  3. 19:33 - Rio de Janeiro - As bandeiras do Brasil viraram uma espécie de traje oficial do protesto no Rio. Inicialmente, estimulados a usar a bandeira como proteção contra ataques da polícia – que não ocorreram –, elas assumiram a condição de símbolo do protesto pacífico. Ao mesmo tempo, bandeiras de partido foram fortemente rejeitadas pela multidão. 
  4. 19:30 - Brasília - O clima é tenso agora na capital federal. Manifestantes invadiram a rampa e tomaram a parte superior do Congresso. A PM se mobiliza para tentar impedir que o grupo invada a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
  5. 19:20 - São Paulo - Manifestantes marcham em dois grupos: uma ala segue pela Marginal Pinheiros e outra pela Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, na Zona Sul. A Ponte Cidade Jardim tem faixas bloqueadas.
  6. 19:10 - São Paulo - A CET registrou 135 quilômetros de lentidão na capital paulista às 19h, índice considerado acima da média para o horário - 88 Km.
  7. 19h15 – Rio de Janeiro – Na Rua Araújo Porto Alegre, em frente à Biblioteca Nacional, há resquícios de obras deixados pela prefeitura. São restos de asfalto, que formam um acumulado de pedras. Com receio de que isso possa ser usado pelos manifestantes, policiais cercam o local. O protesto se encaminha para a Assembleia Legislativa (Alerj).
  8. 19:10 – Rio de Janeiro - A Secretaria de Segurança do Rio recebeu, há pouco, da Polícia Militar, uma estimativa parcial de público. Segundo a PM, há cerca de 50.000 pessoas neste momento na avenida Rio Branco e arredores. Não há registro de tumulto generalizado e a polícia não foi acionada para ocorrências graves.
  9. 19:06 - Brasília - Mais uma pessoa foi presa na capital federal durante tumulto em frente ao Congresso Nacional. Os manifestantes tentaram furar o bloqueio policial para entrar no Congresso Nacional.
  10. 18:50 – Rio de Janeiro - Houve princípio de tumulto agora há pouco, mais uma vez envolvendo manifestantes com a bandeira do PSTU. Enquanto um manifestante agitava a bandeira vermelha do partido, outros integrantes da passeata reclamavam: “Não tenho partido”, diziam. Diante da insistência, um grupo maior começou a gritar “ei, PSTU, vai...” Os dois grupos começaram a se enfrentar, mas não houve interferência da polícia, que, aliás, está em reduzidíssimo número em comparação com os manifestantes.
  11. 18:52 - São Paulo - Em diversos pontos da passeata, manifestantes gritam "sem partido, sem partido". É uma forma de protesto "interno" contra a presença de militantes de partidos radicais de esquerda, como PSTU, PCO, PSOL e PCR.
  12. 18:40 – Rio de Janeiro - Uma das características do protesto no Rio, que toma praticamente toda a extensão na avenida Rio Branco, é a adesão dos funcionários de escritórios. No início do protesto, foram lançadas grandes quantidades de papel picado. Há pouco, os manifestantes começaram a pedir que os ocupantes dos prédios pisquem as luzes, para criar um efeito cenográfico e chamar atenção dos cinegrafistas.
  13. 18:46 - Brasília - Na capital federal, novo tumulto: um grupo de manifestantes tentou furar o cerco e entrar no Congresso Nacional. Policiais reagiram com spray de pimenta. Uma pessoa foi presa.
  14. 18:35 - São Paulo - A cidade registrou 129 quilômetros de vias congestionadas às 18h30, índice acima da média para o horário - 74 km -, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
  15. 18:32 - São Paulo - Neste momento, a passeata em São Paulo segue pela Faria Lima com destino à Avenida Luís Carlos Berrini, na Zona Sul. O protesto transcorre de forma pacífica, segundo a PM. 
  16. 18:30 - Brasília - Um pequeno grupo de manifestantes furou o bloqueio da Polícia Militar, mas foi removido a força. Neste momento, a passeata está em frente ao Congresso Nacional.
  17. 18:26 - Rio de Janeiro - O protesto no centro do Rio já é maior que as últimas passeatas em defesa dos royalties do petróleo, convocadas pelo governador Sérgio Cabral. Neste momento, a multidão ocupa toda a extensão da avenida Rio Branco entre a Candelária e a avenida Almirante Barroso – metade da principal via da região central da cidade. 
  18. 18:25 - São Paulo - Neste momento, a passeata na capital paulista lembra as espontâneas e pacíficas marchas contra a corrupção, em 2011.
  19. 18:22 - São Paulo - A multidão segue pela Avenida Faria Lima, na Zona Oeste da capital paulista. 
  20. 18:20 - Manifestantes também protestam em pelo menos cinco capitais: Salvador (BA), Vitória (ES), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Belém (PA).

Nenhum comentário: