Setor financeiro
Segundo o Banco Central, foram registradas 1 382 reclamações contra instituições financeiras em novembro
Banco Central do Brasil, em Brasília (Rafael Neddermeyer/AE)
O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira que foram registradas 1 382 reclamações contra bancos em novembro. Débitos não autorizados lideraram o ranking do mês passado, com 217 reclamações.
A cobrança irregular de tarifas ficou em segundo lugar (172), seguida por prestação do serviço de conta-salário de forma irregular (167). No mês de outubro foram registradas 1 478 reclamações no total e, em setembro, 1 231.
Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, o Banrisul aparece com o maior índice de reclamações (1,05), seguido por Banco do Brasil (1,04), Bradesco (0,91), Itaú (0,82) e HSBC (0,57). O índice considera o número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 000.
A lista completa de bancos com mais de um milhão de clientes mostra 1 153 reclamações procedentes no mês passado. O BC considera reclamações procedentes as demandas em que se constatou descumprimento de normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do Banco Central do Brasil.
Foram registradas ainda 5 947 reclamações em relação a essas instituições que não se referem a normativos do CMN ou do BC. Em relação às administradoras de consórcios, foram 21 reclamações procedentes, a maioria (9) referente à liberação de crédito.
(com Estadão Conteúdo)
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