Potinhos de creme podem ser caríssimos. Acho que eles são chamados de potinhos, no diminutivo, justamente para amenizar o efeito aumentativo do preço. É como a continha do restaurante e a notinha da loja. Mas não tem jeito: sua pele precisa deles. O que dá para fazer é utilizar seus cremes de uma maneira melhor, para aproveitar mais os benefícios e ter mais resultados.
1ª regra: esfolie com delicadeza a pele do seu rosto
Sobre a pele existe uma camada composta por células mortas. Apesar de ser uma proteção, essa camada também funciona como uma barreira que impede a penetração de cremes. Assim, pode ser interessante remover parcialmente esta camada, acrescentando produtos esfoliantes ao tratamento de beleza. As opções são muitas:
- sabonete, loção de limpeza ou adstringente à base de ácidos, como o ácido salicílico ou glicólico
- sabonete esfoliante abrasivo, que contém microesferas em sua formulação
- escova própria para limpeza facial (como o Clarisonic®)
Mas também existem algumas restrições: pele seca ou sensível pode ficar ainda mais ressecada ou sensibilizada com o esfoliante. Neste caso, o uso do esfoliante deve ser evitado. Quanto à pele normal ou oleosa, pode ser esfoliada duas ou três vezes por semana.
2ª regra: a ordem faz diferença
Se o seu tratamento tiver mais do que um creme, como fazer? Qual potinho abrir primeiro? Vamos supor sejam dois cremes para aplicar pela manhã ou então dois cremes noturnos. Em geral, o creme aplicado antes será o mais absorvido e melhor aproveitado pela sua pele. Assim, se o foco principal do tratamento é o clareamento de manchas, o creme clareador deve ser aplicado antes. Se o objetivo principal é controlar acne, o creme anti-acne deve ser aplicado antes. Se os dois cremes usados no mesmo período são igualmente importantes, seja democrática: varie a ordem de uso. Metade das vezes um, metade outro. Outra regra é usar o creme mais fluido primeiro e o mais espesso por último.
Ah é, ainda tem o filtro solar. Para não virar uma meleca, deixe sua pele primeiro absorver os cremes e depois passe o filtro.
3ª regra: aproveite a pele úmida
Você saiu do banho ou acabou de lavar o rosto, enxugando com batidinhas de toalha. Aproveite: é um bom momento para passar seus cremes. A pele úmida absorve melhor os ingredientes ativos dos cremes. E isso vale tanto para cremes de rosto quanto para os corporais.
Espero que essas dicas sejam úteis para deixar seu tratamento mais eficaz. Mais uma coisa: nem sempre o creme mais caro é melhor e o mais barato é pior. Depende do seu caso e do seu tipo de pele. Com orientação do dermatologista e paciência para ler a composição na bula (sem espremer os olhos que dá ruga), é possível escolher o produto ideal para você.
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/secao/tratamento/
Nenhum comentário:
Postar um comentário