terça-feira 30 2012

Filtro solar em ambiente interno é exagero?


veja.com

Thinkstock

Quando o sol bater na janela do teu quarto
Lembra e vê que o caminho é um só
E lembra também de passar filtro solar…
(Tomara que o Legião Urbana me perdoe por essa)
———————————————
Passo o dia no escritório. Saio para o almoço, mas não ando mais do que algumas poucas quadras. Usar filtro solar me incomoda, pois tenho pele oleosa, e considero um exagero no meu caso. Qual sua opinião?
(Caio)
Caio, você passa o dia trabalhando próximo a uma janela?  Se sim, é recomendável usar filtro solar em áreas expostas como rosto, pescoço e mãos. Vou explicar um pouco melhor o por quê:
UVA x UVB
O sol emite dois tipos de radiação ultravioleta que nos atingem: UVA e UVB. Os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, são mais intensos no período de sol forte, mas não ultrapassam o vidro da janela. Já os raios UVA não queimam e seus níveis se mantêm constantes ao longo do dia, independentemente se é inverno ou verão ou se o dia está ensolarado ou encoberto. Os raios UVA penetram mais profundamente na pele e não são bloqueados pelo vidro, ultrapassando a janela do carro e do escritório sem dó.
Até pouco tempo atrás toda a proteção solar era dirigida ao UVB. O UVA era considerado “bonzinho”. Mas hoje se sabe que o UVA, apesar de não causar queimadura, também envelhece a pele e aumenta a predisposição a câncer. Ele não tem nada de bonzinho. Quer um exemplo? Repare na cor dos móveis e do piso próximos a uma janela, perceba como mudou. Assim como a luz solar danifica objetos, ela também vai agredindo nossa pele, mesmo em ambientes internos.
Mulheres X homens
As mulheres, em geral, preocupam-se em prevenir rugas e por isso utilizam mais frequentemente o filtro solar. E para elas existe a alternativa de usar maquiagem com filtro solar (batom, base e pó, por exemplo). Esse tipo de proteção é considerado suficiente para o rosto durante o dia de trabalho.
Quanto aos homens, provavelmente não vão querer passar maquiagem para proteger a pele. E alguns não têm cabelo suficiente para ajudar na proteção aos raios de sol. Para piorar, ainda é comum a maioria deles resistir aos cuidados rotineiros com a pele, incluindo o uso de filtro solar. Homens, que tal começarem agora? Antes de ficarem admirando a paisagem da janela do escritório, passem filtro.
Resumindo a resposta, Caio, não acho esse cuidado exagero nenhum. E se o problema é a pele oleosa, existem filtros especiais com efeito anti-brilho, filtros em loção oil-free ou em mousse com toque seco.
Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/secao/tratamento/

Nenhum comentário: