terça-feira 28 2014

SP: ações contra construtoras crescem 2.600% nos últimos cinco anos

Por InfoMoney, InfoMoney
Atraso na entrega do imóvel é motivo que mais leva consumidores a procurar direitos





SP: ações contra construtoras crescem 2.600% nos últimos cinco anos



SÃO PAULO – As ações contra construtoras continuam crescendo em ritmo frenético. Um levantamento realizado pelo escritório Tapai Advogados com dados do Tribunal de Justiça de São Paulo revela que, de 2008 para 2013, os processos aumentaram 2.600%.
No período, as reclamações passaram de 140 para 3.779, sendo que entre 2012 e 2013 as queixas subiram quase que 50%, passando de 2.527 para 3.779.
Segundo a pesquisa, a principal causa que leva os consumidores aos tribunais é o atraso na entrega do imóvel, que em alguns casos a espera superar quatro anos. Além disso, problemas como defeitos construtivos, cláusulas abusivas no contrato e cobrança ilegal de taxas e  corretagem também encabeçam o ranking.
Para o advogado especialista em Direito Imobiliário e sócio do escritório, Marcelo Tapai, estes números mostram que a cultura do brasileiro está mudando e as pessoas estão tendo mais iniciativa de buscar seus direitos na Justiça. “Uma indenização por atraso de obra, por exemplo, costuma ser de 0,8% do valor de mercado do bem. Muitos consumidores são prejudicados pelos problemas causados pelas construtoras e desenvolvem problemas sérios, como dificuldades financeiras, falta de moradia e até divórcio, e isso deve ser reparado pela empresa que causou tais danos", afirma.

Nenhum comentário: