quinta-feira 02 2014

Começa operação de resgate dos tripulantes de barco preso no gelo antártico

Por EFE Brasil, EFE Multimedia



Começa operação de resgate dos tripulantes de barco preso no gelo antártico
Começa operação de resgate dos tripulantes de barco preso no gelo antártico
Sydney (Austrália), 2 jan (EFE).- As equipes de resgate iniciaram nesta quinta-feira a retirada, com o uso de um helicóptero, dos 52 passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy, que está preso na calota de gelo da Antártida desde a véspera de Natal.
O plano de resgate prevê que os 52 passageiros, entre eles três cientistas latino-americanos, sejam transferidos até a cidade australiana de Hobart, onde chegariam em meados de janeiro, enquanto os 22 membros da tripulação permaneceriam no navio à espera do derretimento do gelo para poder deixar o local.
Um helicóptero começou a transferir os cientistas e turistas a bordo do barco russo para o navio quebra-gelo chinês Xue Long, de onde serão transportados, em seguida, por um barco até o quebra-gelo australiano Aurora Australis.
'O helicóptero chinês chegou ao @theshokalskiy. Nós vamos 100%. Muito obrigado a todos', disse o líder da expedição, Chris Turney através do Twitter.
A Autoridade Australiana de Segurança Marítima teve que suspender a operação durante a manhã de hoje devido ao mau tempo e às condições do gelo marinho, que dificultavam o avanço do barco responsável pelo transporte dos passageiros entre os navios quebra-gelo chinês e australiano.
Desde que o Akademik Shokalskiy fez um pedido de socorro no Natal, o resgate por via marítima e aérea foi suspenso várias vezes devido às condições meteorológicas desfavoráveis na baía de Commonwealth, a cerca de 2,7 mil quilômetros ao sul da cidade australiana de Hobart.
A embarcação russa rememorava a expedição realizada pelo explorador Douglas Mawson há um século na Antártida, que proporcionou o primeiro estudo completo do continente gelado.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário: