quinta-feira 02 2014

A reinvenção das vinícolas do País

 Por Redação

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes


Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Vinícola Rio Sol, em Petrolina (PE). A emergência da região do Vale do Rio São Francisco como uma relevante produtora no Brasil reflete uma lenta (porém visível) mudança no padrão de produção e consumo de vinhos do País

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Números mostram que a tendência de longo prazo é a substituição dos vinhos populares - feitos com uvas comuns, produzidas para o consumo in natura - pelas opções finas, produzidas a partir de uvas viníferas conhecidas, como cabernet, shiraz e malbec.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

No Brasil, o cenário se mostra especialmente promissor para os espumantes - justamente o segmento em que as vinícolas do Vale do Rio São Francisco estão se especializando.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Apesar de o consumo de espumantes ainda ser baixo no País, os números mostram que, no longo prazo, o mercado cresceu de forma relevante.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

André Arruda, diretor da Vinícola Santa Maria.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

Considerados os dados de janeiro a setembro, as vendas de espumantes em volume acumularam alta de 52% desde 2009, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) que compilam os dados de produção no Rio Grande do Sul, que concentra 90% das vinícolas brasileiras

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

O mercado de vinhos brasileiro ainda é dominado principalmente por pequenas e médias empresas, quase sempre de origem familiar. Com mais de cem anos de história, a vinícola gaúcha Miolo, uma das marcas mais tradicionais do País, faturou menos de R$ 130 milhões no ano passado. Para crescer, a companhia atraiu investidores externos com interesse pessoal em vinhos.

Vinícolas brasileiras produzem do garrafão aos espumantes - 1 (© Epitácio Pessoa Estadão)

engarrafamento de espumante Rio Sol, da Vinícola Santa Maria. O grupo português Dão Sul, dono da marca, tem faturamento total de R$ 70 milhões.

Nenhum comentário: