sábado 10 2013

Glossário dos bons vinhos

Porto


Vinho fortificado feito na região do Rio Douro, no norte de Portugal, o Porto pode ter vários estilos. O Tawny é oxidado propositalmente.

Jerez

Fortificado produzido na Andaluzia, no sul da Espanha, o Jerez pode ser fino, amontillado, oloroso ou palo cortado. O amontillado tem um marcante caráter oxidado.

Chianti

Nome das colinas ao sul de Florença, na Toscana, é também uma denominação que produz vinhos de ótima acidez a partir, principalmente, da uva sangiovese, a mais plantada da Itália.

Angelo Gaja

Produtor italiano, da região do Piemonte, famoso por seus vinhos Barbaresco.  Nos anos 70, ele revolucionou a vinificação da uva nebbiolo, introduziu o uso de barricas de carvalho francês para amadurecer o Barbaresco.

Marquês Piero Antinori

Produtor da zona de Chianti, nos anos 70 lançou o Tignarello, o primeiro dos supertoscanos, tintos de qualidade que não seguem as regras regionais e costumam levar uvas francesas, como a cabernet sauvignon. 

Bordeaux

Região na costa atlântica da França, conhecida pela qualidade de seus vinhos. Os tintos levam principalmente as uvas  cabernet sauvignon e merlot e os brancos, sauvignon blanc e semillion 

Borgonha

Região próxima a Paris que produz os vinhos considerados como os mais elegantes do mundo. Os tintos são feitos de pinot noir e os brancos de chardonnay.

Napa Valley

Região produtora de vinhos do norte da Califórnia, a mais tradicional dos Estados Unidos, onde a principal uva é a cabernet sauvignon.

Robert Mondavi

O mais famoso dos produtores da Califórnia, foi Mondavi quem teve a ideia de colocar o nome da uva bem grande no rótulo dos vinhos para facilitar a vida do consumidor americano.

Malbec

Uva de origem francesa que produz vinhos muito escuros e com um marcante aroma floral. De pouca relevância em Bordeaux, na França, a malbec hoje quase só é usada na região de Cahors.

Wine Spectator

Revista americana especializada que classifica os vinhos em uma escala de 0 a 100.

Terroir


Conjunto de condições de clima, solo e luminosidade do local onde estão localizados os vinhedos, o terroir influencia nas características e qualidade das uvas e dos vinhos.

Nenhum comentário: