sábado 29 2013

Ministério Público pede à PM que não use 'canhão sonoro' e evite acionar bombas em atos no Maracanã

 Por ESPN.com.br- espn.com.br
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) enviou ao Comandante-Geral da Polícia Militar do estado, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, recomendações a serem...



O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) enviou ao Comandante-Geral da Polícia Militar do estado, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, recomendações a serem seguidas principalmente no próximo domingo no entorno do Maracanã, palco da final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, onde deverá acontecer manifestações com milhares de pessoas.
O órgão citou alguns dados e reportagens publicadas nas últimas semanas para pedir à PM que evite usar, por exemplo, canhão d'água ou o 'canhão sonoro', "com o qual é possível provocar sintomas agudos de desorientação, tontura, náuseas, dores no peito e desmaios", segundo o descrito no documento.
Além disso, o Ministério Público Federal recomenda que as armas de baixa letalidade, como as bombas de efeito moral, sejam utilizadas apenas em casos "efetiva e comprovadamente necessários para resguardar a integridade física dos policiais, de outros agentes públicos e de terceiros".
O MPF também pede à polícia que "assegure o livre exercício profissional de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e demais profissionais de comunicação sociais no contexto de manifestações e eventos públicos, destinando-lhes também especial proteção operacional".

Nenhum comentário: