domingo 10 2013

NÓS TESTAMOS: COACHING DE SAÚDE INTEGRATIVA


Atendimentos orientam como promover mudanças benéficas na vida
Decidi experimentar o coaching de Saúde Integrativa da Mulher porque estava tratando um problema hormonal que tinha afetado minha energia e humor. Já tinha lido alguns artigos da Melissa Setubal no Personare, e me interessei pela possibilidade de entender como modificar meu cardápio e meu estilo de vida me ajudaria a balancear meus hormônios.
Já conhecia outras modalidades de coaching, como o executivo e o pessoal/de vida, mas não tinha nenhuma referência sobre coaching de Saúde Integrativa. A Melissa é uma das primeiras profissionais no Brasil a utilizar esta técnica, adotando uma abordagem holística para transformar a saúde física e mental dos clientes. Essa visão mais abrangente foi o que mais me agradou, pois queria ter um diagnóstico completo do meu quadro. Sabia as consequências do problema hormonal no meu corpo, mas queria analisar as causas daquele desequilíbrio e ter apoio profissional para lidar com os efeitos psicológicos delas.
Ao longo de oito encontros, realizados quinzenalmente, via skype, a coach de saúde compartilha orientações sob medida para cada cliente, ajudando a modificar padrões mentais, comportamentais e hábitos alimentares que possam estar impactando negativamente a saúde. Orienta e apoia a definição das metas de vida e sonhos a curto e médio prazo, sobre corpo, saúde, peso, estilo de vida e outras prioridades identificadas durante os encontros. Também oferece cardápios, listas de compras e receitas que ajudam muito a manter as orientações nos intervalos entre um encontro e outro.
Eu achava que o maior benefício do programa seria entender melhor o funcionamento do meu corpo e, assim, modificar o que estava causando o desequilíbrio hormonal. Mas, no decorrer dos encontros, compreendi profundamente a mim mesma e fui percebendo grandes mudanças no meu comportamento, não apenas com relação à minha alimentação e saúde, mas em todas as áreas da minha vida. Guiada pela coach, defini minhas metas para um, dois e quatro meses, nas áreas da vida que mais precisavam de atenção. E, surpreendentemente, fui alcançando-as de forma mais rápida e fácil do que imaginava. Fui encontrando equilíbrio no dia a dia e tendo mais tempo para me observar, para perceber onde eu estava me deixando de lado e cuidar de mim com carinho.
Eu vivia presa aos meus medos, à minha vontade imensa de fazer o bem para todos e me deixando sempre por último. Se alguém estivesse doente, eu era a primeira a marcar consulta médica, lembrar de fazer o exame, prestar toda a assistência necessária. Mas se fosse para mim mesma, poderia ficar para depois. E eu repetia esse padrão nas outras áreas da vida também. O coaching de Saúde Integrativa me ajudou a me colocar entre as minhas prioridades, a pensar em mim com amor, a me olhar por completo - celebrando minhas qualidades e conquistas; reconhecendo meus defeitos e falhas.
* Luciana Ramalho é editora de negócios do Personare, responsável pelo conteúdo dos livros da Coleção Personare e pela linha editorial das análises personalizadas do portal. Ama escrever e sonha transformar positivamente a vida das pessoas com seu trabalho.



Nenhum comentário: