quarta-feira 07 2012

Usuários de crack voltam às ruas após ação de acolhimento


Rio de Janeiro

Para fugir dos agentes da prefeitura na manhã desta quarta, dezenas correram entre os carros na Avenida Brasil, uma das mais movimentadas da cidade

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio abordam moradores de rua na favela Parque União
Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio abordam moradores de rua na favela Parque União(Divulgação/Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro)
Para fugir de assistentes sociais da prefeitura na manhã desta quarta-feira, dezenas deusuários de crack atravessaram correndo as pistas da Avenida Brasil, uma das mais movimentadas do Rio de Janeiro. Eles corriam desesperados entre os carros tentando se esconder dos agentes. A abordagem aconteceu por volta das 7h30, quando muitos ainda dormiam embaixo de um viaduto na entrada da favela Parque União, zona norte. A operação acolheu 47 adultos - dos quais 29 já retornaram às ruas. Três adolescentes também foram retirados da cracolândia e encaminhados para internação compulsória em abrigos.
Na operação desta quarta, os usuários começaram a correr e a gritar ao perceberem a aproximação dos agentes. Com gritos de "olha o recolhimento", os viciados alertavam outros usuários e seguiam pelas vias, arriscando a vida na frente dos carros. Alguns chegaram a ameaçar motoristas que passavam pelas ruas no momento da fuga. Ao todo 21 agentes da Secretaria participaram da operação, que contou com o apoio de policiais civis e militares do Rio. 
As cenas se repetem desde o último dia 14 de outubro, quando as operações na região tiveram início após as polícias civil e militar ocuparem as favelas de Manguinhos e Jacarezinho, vizinhas ao Parque União, também na zona norte. Os usuários de crack se aglomeravam na entrada das favelas e acabaram expulsos pela presença ostensiva dos militares. Desde então, vivem em constante migração pelos bairros do entorno.

Nenhum comentário: