domingo 28 2012

Três orientações para a semana do Enem



Diminua o ritmo de estudo

Para Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, é hora de desacelerar, mesclando turnos dedicados a revisão do conteúdo e momentos de relaxamento. Confira abaixo outras orientações:
1. Revise conteúdos
O que não foi aprendido ao longo do ano dificilmente será assimilado na última semana. Por isso, a regra agora é revisar conteúdos já conhecidos. Isso deve aumentar a confiança do estudante. Se fizer o contrário, tentando reter informações novas, ele provavelmente se sentirá inseguro e achará que não sabe nada.

2. Diminua o ritmo de estudo
Ainda que o foco seja apenas revisão, é importante não exagerar:
- dedique no máximo 50 minutos a cada disciplina
- faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo
- evite jornadas muito extensas, comuns na reta final de exames: dedique-se no máximo cinco horas por dia. De preferência, divida o estudo entre os períodos da manhã e da tarde
3. Visite o local da prova
Para evitar atropelos na hora da prova, escolha um dia da semana para visitar o local onde fará o exame. Faça todo o trajeto que de fato será utilizado no dia da avaliação. O mesmo vale para o meio de transporte: quem pretende ir de ônibus para a prova, deve simular o trajeto de ônibus (raciocínio idêntico serve para quem vai de carro, a pé etc.). Informe-se ainda sobre eventuais alterações no tráfego de veículos aos finais de semana, tendo em mente que o Enem ocorre no sábado e domingo. Preocupar-se com isso agora é fundamental. Lembre-se de que, todos os anos, muitos candidatos chegam atrasados e ficam de fora da avaliação: a organização não permite a entrada de ninguém após o horário determinado.

Controle stress e ansiedade

O psicólogo Alexandre Maia, autor do livro Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos, dá orientações para manter o equilíbrio:
1. Faça exercícios físicos
Ansiedade é um sentimento crescente faltando uma semana para as provas. A melhor forma de aliviar a tensão é colocar o corpo em movimento. Os estudantes habituados a realizar atividades físicas devem manter a rotina. Para os sedentários, a orientação é simples: caminhe ao menos três vezes na semana – cada passeio deve durar ao menos 30 minutos.
2. Durma bem
Noites bem dormidas são essenciais para renovar mente e corpo para os momentos de vigília. Para evitar a temida insônia, valem três orientações antes de ir para a cama à noite:
- tome um banho morno
- encerre os estudos três horas antes de se deitar
- entre o fim dos estudos e a hora de ir para cama, realize atividades prazerosas (game, TV etc.)
3. Exercite a respiração
Quando nos sentimos muito ansiosos ou receosos, como às vésperas do Enem, descuidamos de algumas rotinas essenciais ao equilíbrio. É o caso da respiração: os mais agitados chegam a desenvolver até uma respiração ofegante em situações extremas. Uma forma de buscar o equilíbrio é exercitar a respiração. Basta sentar-se em um lugar tranquilo e, em seguida, inspirar e expirar o ar pausadamente durante 20 ou 30 vezes. O exercício pode ser realizado duas vezes ao dia.
4.  Divirta-se, mas sem excessos
Relaxar é a palavra de ordem para sexta-feira, véspera do Enem. Nesse dia, vale passear com o cachorro, ir ao cinema, ao parque ou a algum restaurante de sua preferência. Ir à balada não é uma boa ideia: agitação em excesso pode prejudicar corpo e mente.

Cuide da alimentação e garanta energia para provas

A nutricionista Patrícia Frenhani, professora da PUC-Campinas, indica cardápios para evitar sonolência e garantir energia:
1. Alimente-se a cada três horas
Realizar longos jejuns prejudica o raciocínio e pode provocar tonturas – tudo o que estudante não quer às vésperas do exame. A recomendação, neste caso, é comer a cada três horas, totalizando cinco refeições diárias: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche vespertino e jantar. Confira sugestões de cardápio para cada uma das refeições:
café da manha: leite ou iogurte desnatado, pão integral com queijo branco magro
lanche da manhã: barra de cereal ou fruta ou suco
almoço: arroz integral, feijão, carne magra (de preferência frango ou peixe), legumes e salada. Massa integral é uma boa opção
lanche vespertino: fruta ou suco
jantar: siga as mesmas orientações do almoço
2. Coma frutas e cereais
Para combater a ansiedade e auxiliar no raciocínio, inclua na dieta alimentos que contêm vitaminas do complexo B, como cereais, pães e bolos integrais, leite, vegetais e frutas.
3. Beba muito líquido
O ideal é ingerir cerca de dois litros de água por dia – o que representa de oito a dez corpos. Sucos naturais de fruta e água de coco também são recomendados. Refrigerantes, vale lembrar, provocam sensação de estufamento e devem ser evitados nesta fase.
4. Evite bebidas estimulantes
Às vésperas da prova, muitos estudantes abusam de bebidas estimulantes, como energéticos e café. É um erro. Em doses excessivas, as bebidas causam insônia e podem inclusive aumentar a ansiedade.


Nenhum comentário: