Ensino médio
Reduza a carga de estudo, cuide da alimentação e do sono e controle a ansiedade. Essas são algumas das orientações dos especialistas
Lecticia Maggi
Especialistas indicam o que estudar e como manter a calma na última semana antes do Enem (Thinkstock)
No próximo fim de semana, quase 6 milhões de estudantes enfrentarão o desafio acadêmico do ano: o Enem. Depois de tanta preparação, não vale a pena descuidar de detalhes. Por isso, VEJA.com ouviu professores, psicólogos, nutricionistas e até advogados para saber quais os cuidados necessários nos dias que antecedem a avaliação – e no próprio fim de semana do exame. Eles lembram o que é imprescindível levar no dia da prova, dão orientações para aumentar a concentração e cuidar da alimentação e do sono (as informações estão no quadro abaixo) e ensinam até o que fazer caso a organização da avaliação apresente problemas, como já ocorreu em edições passadas. Confira o calendário da publicação desses temas:
segunda-feira: como usar a sua nota no Enem
terça-feira: o que fazer caso ocorram problemas de organização do exame
quarta-feira: regras da prova que você não pode esquecer
sexta-feira: orientações para os dias de prova
terça-feira: o que fazer caso ocorram problemas de organização do exame
quarta-feira: regras da prova que você não pode esquecer
sexta-feira: orientações para os dias de prova
Para colher as melhores orientações, foram ouvidos a professora Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, a nutricionista Patrícia Frenhani, professora da PUC/Campinas, e o psicólogo Alexandre Maia, autor do livro Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos. Eles concordam que a ansiedade, fruto da pressão por bons resultados, cresce de forma exponencial nesta semana, mas avisam que é possível trabalhar para combater esse processo e buscar o equilíbrio – chave para o bom desempenho. "É preciso preparar-se para suportar a ansiedade", resume Maia. Confira a seguir as orientações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário