sábado 13 2012

Em livro, nadador Ian Thorpe diz que pensou em se matar


Natação

Australiano afirma que sofreu grave crise depressiva entre 2002 e 2004, quando se tornou dependente de álcool

Ian Thorpe, nadador australiano
Em 2011, Ian Thorpe anunciou o retorno às piscinas (Chris McGrath/Getty Images)
Um dos maiores atletas da história da natação, o australiano Ian Thorpe faz revelações delicadas em sua autobiografia This Is Me: The Autobiography, a ser lançada em breve. Cinco vezes campeão olímpico e detentor de onze títulos mundiais, Thorpe afirma que no auge de sua carreira, entre 2002 e 2004, sofreu uma grave crise de depressão. Neste período, experimentou dependência do álcool e chegou a pensar em se matar.
"Eu até pensei em lugares concretos ou um modo específico de cometer suicídio, mas sempre recuava ao perceber que era ridículo", afirma Thorpe. "Poderia ter cometido suicídio? Olhando para trás, acredito que não, mas existiram dias na minha vida que mesmo hoje me fazem tremer", completa. A obra do nadador, escrita em parceria com o autor Robert Wainwright, teve trechos publicados neste sábado pelo jornal australiano Sydney Morning Herald
No livro, Thorpe afirma que viciou-se em álcool quando participava de competições e tentava manter-se no auge. "Era a única maneira de dormir. Não conseguia dormir, particularmente entre 2002 e 2004. Eu abusava do álcool, sempre sozinho e em meio à desgraça. Agora me dei conta de que é momento de me abrir", diz, destacando que a bebida nunca o impediu de participar dos treinos. No entanto, ele admitiu que escondeu o problema dos técnicos e psicólogos.
O atleta afirma ainda nunca ter abordado o assunto com seus pais. "Preciso falar com eles sobre isto. Sei como minha mãe vai reagir: vai chorar e me perguntar por que não contei, e então vai dizer que está muito orgulhosa por ter finalmente contado", afirma.
Ian Thorpe anunciou a aposentadoria em novembro de 2006, aos 24 anos, alegando estar desmotivado para competir. Em fevereiro de 2011, porém, o australiano afirmou que voltaria às piscinas. Apesar de não ter conquistado vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, Thorpe segue competindo oficialmente e visa agora o Mundial de Natação de 2013, em Barcelona, a ser disputado em julho.
(Com agências Gazeta Press e AFP)

Nenhum comentário: