Ensino superior
Publicação britânica faz lista com as cem melhores universidades do mundo com menos de 50 anos. Instituição coreana é a primeira colocada
(Antoninho Perri/Unicamp)
A tradicional publicação britânica Times Higher Education (THE), responsável pelo mais respeitado ranking internacional de universidades, divulgou nesta quinta-feira a lista das cem melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos de existência. Duas instituições brasileiras figuram na lista: em 44º lugar, aparece a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fundada em 1966. Mais abaixo, em 99º, está a Universidade Estadual Paulista (Unesp), inaugurada em 1976. Nenhuma instituição da Rússia, Índia ou China, parceiros do Brasil no BRICs, estraram no ranking desta quinta-feira.Das vinte primeiras colocadas, seis são asiáticas, incluindo o primeiro lugar, que ficou com a Universidade Postech, da Coreia do Sul. A Grã-Bretanha emplacou cinco instituições entre as vinte melhores, sendo a Universidade de York a melhor colocada, em 8º lugar. O país é o mais citado no ranking, com vinte universidades entre as cem eleitas.
A escolha foi baseada em 13 indicadores, que vão de investimento à pesquisa, passando por publicações científicas, número de doutorados e de estudantes estrangeiros. Os mesmo critérios são utilizados na elaboração do principal ranking do THE, que elenca as melhores universidades do mundo. Em 2011, a Universidade de São Paulo (USP) esteve entre 200 primeiras colocadas. Em março deste ano, o mesmo THE incluiu a USP entre as 70 universidade com melhor reputação no mundo.
Confira as dez melhores universidades com menos de 50 anos:
1. Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia (Postech, Coreia do Sul)
2. Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça)
3. Universidade Hong Kong de Ciência e Tecnologia (Hong Kong)
4. Universidade da Califórnia, em Irvine (Estados Unidos)
5. Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (Coreia do Sul)
6. Universidade Pierre e Marie Curie (França)
7. Universidade da Califórnia, em Santa Cruz (Estados Unidos)
8. Universidade de York (Grã-Bretanha)
9. Universidade Lancaster (Grã-Bretanha)
10. Universidade East Anglia (Grã-Bretanha)
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/unicamp-e-unesp-se-destacam-em-ranking-internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário