Negócios
A Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, disse desconhecer qualquer oferta
Logo da Telefonica na sede da empresa em Madri, Espanha (Cristina Arias/Getty Images)
A Telefónica está trabalhando em uma oferta conjunta para assumir a TIM Participações, a unidade local da Telecom Itália, também conhecida como TIM Brasil, disse o jornal italiano Il Sole 24 Ore nesta sexta-feira".
O órgão antitruste do Brasil, o Cade, advertiu em dezembro o grupo de telecomunicações espanhol que venda sua participação na TIM Brasil ou busque um novo parceiro para o seu negócio de telefonia móvel Vivo.
O jornal informa que a Telefónica, que em parte é dona da TIM Brasil por meio de seus 15% de participação na Telecom Italia, está buscando criar um veículo de investimento com os seus dois principais rivais no mercado móvel brasileiro para comprar a unidade e separá-la. Os dois rivais são a America Movil, de Carlos Slim, dono da operadora móvel Claro, e a brasileira Oi.
Ainda de acordo com o jornal, o banco de investimentos Pactual trabalha no negócio e que a oferta pela TIM Brasil poderia ocorrer antes do fim do mês. O jornal cita que o conselho da Telefónica se reunirá no início da próxima semana para discutir o assunto.
Em dezembro, fontes disseram à Reuters que a Telefónica tinha 18 meses para reduzir o controle no mercado de telefonia móvel brasileiro, dando-lhe tempo para prosseguir com a sua opção preferida: vender a TIM da Telecom Italia entre meados de 2014 e meados de 2015.
Companhia — Após a veiculação da reportagem, a Telecom Italia afirmou desconhecer qualquer oferta pela sua unidade TIM Brasil. "A Telecom Italia (...), mais uma vez, declara que a empresa brasileira é um ativo estratégico", disse em comunicado.
(com agência Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário