quarta-feira 11 2013

Seis maneiras de combater a celulite

Estética

Não existe tratamento milagroso, mas conjunto de medidas que inclui desde estilo de vida saudável a procedimentos estéticos pode amenizar os furinhos

Mulher com celulite
Mulher com celulite (Thinkstock)
Ainda não existe uma fórmula mágica para acabar de vez com a celulite. Mas é possível eliminar até 80% do problema, afirmam dermatologistas ouvidas pelo site de VEJA. A tática de ataque inclui prática de atividade física, controle do peso e tratamentos estéticos.
Mulheres são o principal alvo da celulite, que surge em áreas onde a gordura corporal se acumula, como bumbum, coxa e barriga. Embora fatores como excesso de peso e retenção de líquido aumentem os furinhos, eles aparecem até nas mulheres magras.
Para ter uma pele lisa, não basta emagrecer. Sob a nossa pele, há o tecido adiposo e, abaixo dele, o músculo. A pele se liga ao músculo por meio de septos fibrosos, estruturas não elásticas que atravessam a gordura, dividindo-a em “blocos”. Alguns desses septos podem se encurtar e puxar a pele para baixo, fazendo com que a gordura se acumule em pequenas regiões e causando os indesejados "buracos".
Diante da complexidade do problema, os médicos acreditam que um tratamento eficaz e duradouro deve aliar diferentes abordagens. Saiba o que você pode fazer para minimizar os furinhos:

Evitar alimentos ricos em sódio

O sódio favorece a retenção de líquido e os fenômenos de fibrose. "A alteração circulatória pode comprimir vasos sanguíneos e favorecer o encurtamento dos septos fibrosos, que puxam a pele para baixo e lhe dão aspecto irregular", explica a dermatologista Flávia Addor.
 

Reduzir o consumo de álcool

"Bebidas alcoólicas costumam ser bastante calóricas (um copo de cerveja, por exemplo, tem 200 calorias), favorecendo o ganho de peso e o acúmulo de gordura, fatores associados à piora da celulite", afirma a dermatologista Doris Hexsel, no livro "Anticelulite". Exagerar na bebida também aumenta a retenção de líquido, o que pode contribuir com o problema.

Acabar com o sedentarismo

O sedentarismo favorece fatores que podem contribuir com o aparecimento da celulite, incluindo o ganho de peso, o acúmulo de gordura e a má circulação do sangue. Praticar exercícios regularmente e introduzir um estilo de vida mais ativo – como subir escadas em vez de pegar o elevador ou andar mais ao longo do dia – podem ser aliados no combate aos indesejados furinhos.

Fazer musculação

A musculação pode atenuar as celulites. Segundo a dermatologista Doris Hexsel, o aumento de massa muscular contribui com a redução da flacidez da pele e, consequentemente, melhora o aspecto dos furinhos.

Não contar apenas com tratamentos estéticos

Nenhuma medida acaba completamente com a celulite, mas é capaz de surtir efeitos positivos – sobretudo em conjunto. "Os tratamentos disponíveis podem resolver a até 80% do problema. A drenagem linfática, por exemplo, é um procedimento ótimo, mas não adianta nada uma mulher fazer as sessões se continuar se alimentando mal, sendo sedentária e ganhando peso", diz a dermatologista Flávia Addor. O mesmo vale para procedimentos mais intensos, como os que usam ultrassom e laser ou realizam cirurgia para combater a celulite.

Controlar o peso

O acúmulo de gordura no corpo favorece o aparecimento da celulite. No caso da maioria das mulheres, isso acontece na região do glúteo e coxas. A pele de uma pessoa se liga ao tecido muscular por meio de septos fibrosos, estruturas incapazes de se distender. A gordura fica entre a pele e o músculo e, por isso, quando ela se acumula em excesso, os septos não conseguem aumentar de tamanho e puxam a pele para baixo, causando os "buracos" da celulite. 

Fontes: Doris Hexsel, dermatologista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e autora do livro Anticelulite; Flávia Addor, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Nenhum comentário: