Cinema
Número atualizado pela Ancine amplia e confirma a boa fase da produção brasileira, que contou com 120 lançamentos de títulos este ano
Filme: 'Minha mãe é uma peça' (Páprica Fotografia/Divulgação )
A Agência Nacional de Cinema (Ancine) divulgou nesta sexta-feira uma estimativa atualizada para a bilheteria do cinema nacional em 2013: os filmes brasileiros devem vender 27,5 milhões de ingressos em 2013, um número ainda mais otimista que os 26 milhões anunciados pelo diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, durante coletiva de imprensa concedida no Rio de Janeiro na última quarta-feira.
A quantia amplia o recorde de bilheteria, no ano mais bem sucedido da história do cinema nacional desde a chamada Retomada, que teve início em 1995 com o longa Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil, de Carla Camurati. No total, foram mais de 120 lançamentos, com um crescimento significativo na arrecadação ao superar a cifra de 270 milhões de reais, quase o triplo do arrecadado em 2012, quando houve um retorno de 157 milhões de reais.
O recorde faz jus ao dinheiro investido pelo Fundo Setorial do Audiovisual em 2013, de aproximadamente 990 milhões de reais. Esse investimento, no entanto, diminuirá em 2014. De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, serão investidos 400 milhões de reais no próximo ano, algo em torno de 40% do orçamento deste ano. O número representa também um recuo em relação a 2012, quando o FSA contou com 562,36 milhões de reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário