34% dos consumidores admitem gastar mais do que o planejado quando estão em supermercados contra 25% em shopping centers
Os supermercados oferecem em suas gôndolas produtos que vão além de itens básicos para alimentação (Getty Images)
SÃO PAULO - Engana-se quem acredita que o shopping center é o local onde mais ocorrem as compras por impulso, que não estão previstas pelo consumidor. Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revelou que o supermercado é o lugar onde mais acontecem esse tipo de compra.
Segundo o levantamento, 34% dos consumidores admitem gastar mais do que o planejado quando estão em supermercados contra 25% em shopping centers. As lojas on-line, como e-commerces e sites de compras coletivas, apareceram em terceiro lugar, com 19%.
O gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, explica que a transformação dos supermercados em estabelecimentos amplos e com maior variedade de produtos é uma das razões que explicam o motivo de tantos consumidores perderem o controle do orçamento quando visitam esses lugares.
“Hoje os supermercados oferecem em suas gôndolas produtos que vão além de itens básicos para alimentação da família, higiene e limpeza da casa. As grandes redes de supermercados investem cada vez mais para despertar o desejo de consumo e as estratégias vão desde ofertar produtos diferenciados até a maneira mais atrativa de organizar os produtos nas prateleiras”, explica.
Entre os motivos que contribuem para a impulsividade nas compras estão não fazer uma lista de planejamento antes de sair de casa ou até mesmo levar filhos pequenos para os supermercados. Pelo menos 26% dos entrevistados afirmam que não resistem às pressões dos filhos e acabam enchendo o carrinho com mais produtos do que deviam. Entre os pais que tem crianças de até seis anos de idade o percentual aumenta para 37% e para os que tem filhos entre sete e 15 anos é de 35%.
Classe C
O estudo indicou ainda que as compras sem planejamento nos supermercados são uma prática comum entre as classes sociais, mas são mais frequentes entre os consumidores da classe C. De acordo com os dados, em cada dez pessoas da classe C, pelos menos quatro responderam que são mais impulsivos nos supermercados contra 29% dos consumidores das classes A e B.
Os shopping centers são responsáveis pelas compras por impulso para 27% dos entrevistados das classes A e B enquanto que na classe C o percentual é de 22%
Entre os produtos que os consumidores não conseguem resistir estão roupas (56%), calçados/ acessórios (43%) e perfumes/ cosméticos (29%).
“Os supermercados são verdadeiros paraísos para as pequenas compras e é comum o consumidor supor que uma compra supérflua de baixo valor não vai pesar no orçamento ou que ele não está agindo impulsivamente no ato da compra”, alerta Borges.
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