segunda-feira 22 2013

Chega de saudade: aplicativo deleta seu ex!

Por Beatriz Alessi, Tempo de Mulher
BEATRIZ ALESSI: “Só não apaga as mágoas. Não existe atalho para o luto de um amor que acaba”.



Chega de saudade: aplicativo deleta seu ex! Foto: Thinkstock
Por BEATRIZ ALESSI
Antigamente, era menos doloroso romper um relacionamento. Cada um ia pro seu lado e, se não houvesse filhos envolvidos, você podia escolher não topar com o seu ex evitando amigos em comum ou lugares onde ele é figura fácil. Com o Facebook, o tormento parece não ter fim. O passado está sempre mandando lembranças indesejáveis na forma de fotos, atualizações de status (“num relacionamento com...”) e posts do dito cujo. Ou melhor, “estava”. Acabam de inventar um antídoto para ex-amores: um aplicativo batizado sugestivamente de KillSwitch, algo como “botão de matar”. Conectado ao seu perfil no Facebook, ele promete eliminar todos os vestígios do seu ex – o equivalente a, como dizia meu pai, “passar uma borracha no passado.” Para que o KillSwitch possa fazer essa faxina na sua vida, você não pode ter excluído o “falecido”, com o perdão da figura de linguagem.
Como num toque de mágica, todas as pegadas do malfadado romance vão parar num álbum supersecreto, que você pode deletar ou não. Como medida extra de precaução, você pode acionar o KillSwitch também para aqueles amigos que só faziam sentido enquanto vocês ainda eram um casal. Afinal, se você não se imagina tomando cerveja com eles nem no próximo ano bissexto, pra que ficar cutucando a ferida?
OK, isso não significa que as mágoas também vão desaparecer como que por encanto. Não existe atalho para o luto de um amor que acaba. Mas já ajuda saber que haverá menos esqueletos no armário, não é?
Esses compartimentos secretos lembram as chamadas “gavetas da memória” da cientologia, a controversa religião de Tom Cruise, nas quais ficariam guardados traumas e dores do passado. Porque o KillSwitch te dá também a opção de manter adormecidas lembranças inconvenientes. Vai que você decide encarar um flashback, né?
Mas quer saber? Acho que ex-amores são – ou pelo menos deveriam ser – páginas viradas. Com a ajuda da tecnologia, talvez seja hora de você tomar coragem e atualizar seu status de uma vez por todas: “à procura de uma nova paixão”.
* Beatriz Alessi é jornalista e cidadã do mundo, como a maioria dos mineiros. Contadora de histórias, acha que a vida de toda mulher daria um grande filme - ou pelo menos uma modesta crônica.

Nenhum comentário: