PJI 2013
Confira, em capítulos, o que estão fazendo os ganhadores da primeira edição do prêmio — que recebe inscrições para a versão deste ano até 2 de agosto
Lecticia Maggi
Paulo Orenstein, Larissa Maranhão, Roger Werner Koeppl e Miguel Andorffy são os vencedores do prêmio jovens inspiradores 2012 (Ivan Pacheco)
Leia na lista a seguir as novas ideias dos vencedores do PJI 2012 Roger Koepple, Miguel Andorffy e Larissa Maranhão. Na terça-feira, fechando o ciclo, será a vez de Paulo Orenstein, carioca que projetou uma rede totalmente social.
Os jovens que a exemplo de Roger, Miguel, Paulo e Larissa querem usar conhecimento em qualquer área para transformar o Brasil podem buscar apoio no Prêmio Jovens Inspiradores 2013. O concurso vai selecionar estudantes ou recém-formados com espírito de liderança e compromisso permanente com a busca da excelência. A triagem será feita pela análise de depoimento em vídeo e ficha de inscrição. Os vencedores ganharão bolsas de estudo no exterior, um ano de orientação profissional com nomes de destaque do meio empresarial e político (mentoring), um troféu e ingresso na Comunidade Fundação Estudar. Inscreva-se agora no PJI 2013.
Por trás do prémio está a visão de que, para se tornar um país mais justo, desenvolvido e bem administrado, o Brasil precisa formar líderes capazes de desatar os nós que ainda tolhem os setores público e privado. O PJI é promovido por uma parceria entre VEJA.com e Fundação Estudar.
As novas ideias dos vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores 2012
Larissa Maranhão: do PJI 2012 para Harvard
Única mulher entre os quatro vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores 2012, a alagoana Larissa Maranhão, de 19 anos, mal contém a ansiedade: em breve ela embarca para os Estados Unidos, com destino à Universidade Harvard, onde fará a graduação em economia. "Eu não poderia estar mais animada em relação ao futuro. Harvard é um dos centros acadêmicos mais respeitados do mundo: vou aproveitar cada segundo da minha estada lá", diz Larissa.
A paixão da estudante, contudo, não se restringe a Harvard. Larissa vai seguir à frente do EnemRED, blog criado por ela em 2011 com a finalidade de ajudar outros estudantes a se preparar para a redação do Enem. Ali, ela dá orientações para a elaboração da dissertação. Larissa — que obteve nota 1.000, a pontuação máxima, na prova — não deixa pergunta sem resposta.
"O projeto está indo muito bem, com usuários cada vez mais engajados: fico muito feliz ao observar a melhora no desempenho deles”, diz. "Recentemente, promovemos um concurso de redação sobre a importância da escrita. Os vencedores já foram anunciados e serão premiados com livros e certificados."
"O projeto está indo muito bem, com usuários cada vez mais engajados: fico muito feliz ao observar a melhora no desempenho deles”, diz. "Recentemente, promovemos um concurso de redação sobre a importância da escrita. Os vencedores já foram anunciados e serão premiados com livros e certificados."
A participação na edição 2012 do Prêmio Jovens Inspiradores foi um ponto de mudança na vida de Larissa, segundo ela própria. "Conheci pessoas fantásticas que me ensinaram que o limite não existe quando se tem foco no resultado e obsessão pela meta."
Miguel Andorffy: o Salman Khan brasileiro agora é empresário
Miguel Andorffy nos jardins da Universidade Stanford, nos Estados Unidos
Em 2011, o gaúcho Miguel Andorffy, estudante de engenharia elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), decidiu ajudar alguns colegas publicando na internet videoaulas úteis aos futuros engenheiros. Nascia o Me Salva!. “Era um projeto despretensioso, com algumas aulas gratuitas, feitas por um jovem bom em matemática”, lembra Miguel, de 23 anos.
Hoje, o serviço oferece 430 vídeos sobre as disciplinas de matemática, biologia, física e química, que registram, em média, 35.000 visualizações diárias. O projeto pessoal virou uma empresa, composta por sete pessoas, entre professores e sócios. A guinada, conta Miguel, deu-se em algum ponto durante a participação dele na primeira edição do Prêmio Jovens Inspiradores, em 2012.
“Antes, eu tinha ideias, mas não sabia como colocá-las em prática. No prêmio, conheci pessoas que me auxiliaram nessa tarefa. Posso dizer, sem exageros, que o Jovens Inspiradores mudou minha vida e abriu portas para que eu pudesse sonhar grande”, diz. “Agora, não penso apenas em ajudar meus colegas com as aulas: quero provocar mudanças em larga escala na educação.”
O próximo passo é firmar parcerias com instituições privadas de ensino e também governos. Os acordos serão colocados sobre a mesa assim que Miguel retornar de uma temporada de estudos na Universidade Stanford, no coração do Vale do Silício, nos Estados Unidos. “É uma das experiências mais motivadoras que já vivi”, conta ele.
Roger Koeppl: reciclagem no Brasil e projeto na África
Encerrada a edição 2012 do Prêmio Jovens Inspiradores, o paulista Roger Friedrich Werner Koeppl, de 25 anos, tinha uma escolha a fazer: o curso que realizaria no exterior — parte da premiação. Escolheu o Babson College, em Massachusetts, nos Estados Unidos, referência em estudos sobre inovação.
"Escolhi um curso sobre lideranças globais, onde convivi com pessoas de várias partes do mundo: juntos, desenvolvemos um projeto para levar educação de informática a regiões remotas de Gana, na África", diz Roger. "Foi o melhor trabalho em equipe que fiz na vida."
A experiência de participar do prêmio foi, nas palavras de Roger, um "divisor de águas". Etapas da competição como a dinâmica em grupo e palestras com personalidades como Marina Silva colaboraram tanto na formação pessoal quanto profissional, diz ele. "Aprendi que posso fazer mais do que imaginava."
De volta ao Brasil, Roger retomou um antigo projeto, a YouGreen. A cooperativa de reciclagem, coleta e venda de resíduos fora criada por ele antes mesmo da participação do Prêmio Jovens Inspiradores 2012.
"No início, por não termos um portfólio de casos para apresentar, não conseguíamos nem clientes nem investidores", lembra, "A situação mudou completamente após o prêmio: uma cooperativa do interior investiu 15.000 na empresa e estamos nos trâmites finais para fechar negócio com seis clientes, incluindo um dos maiores condomínios de São Paulo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário