terça-feira 23 2013

Congresso interrogará FBI sobre investigação a Tsarnaev


Estados Unidos

Policiais foram acusados de falhar ao investigar suspeito de ataque em Boston

Boston homenageia vítimas de atentado

Autoridades da polícia federal americana (FBI) serão interrogadas por membros do Congresso em meio a acusações de que elas teriam falhado ao investigar um dos suspeitos do atentado à maratona de Boston, Tamerlan Tsarnaev. O comitê de inteligência do Senado tem uma reunião fechada nesta terça-feira com membros do FBI.
Em 2011, o governo russo pediu ao FBI para investigar Tsarnaev sob a suspeita de que ele teria se radicalizado no Islã após uma viagem de seis meses ao Daguestão. Ele foi interrogado pelo FBI no mesmo ano, mas, após entrevistas com o suspeito e sua família, a polícia não encontrou "comportamento suspeito". Um novo pedido da Rússia para mais informação e exames mais rigorosos foi ignorado, segundo a rede BBC.
Na última sexta-feira, o FBI divulgou um comunicado dizendo que investigou Tamerlan, mas não encontrou evidências de atividades terroristas. Agora, membros do Congresso querem saber por que nenhuma ação foi tomada após a investigação.
O senador republicano Lindsey Graham questionou por que o FBI não o identificou como uma ameaça com base em seus vínculos com sites islâmicos radicais. Ele pediu uma maior cooperação com a Rússia e a emenda de leis de privacidade que permite uma análise melhor das atividades do suspeito na internet. Segundo Graham, as autoridades americanas não sabiam que Tsarnaev havia ido à Rússia em 2012 porque seu nome teria sido escrito com a grafia errada em documentos de viagem.

Nenhum comentário: