AP
Uma carta endereçada ao presidente dos EUA, Barack Obama, com uma "substância suspeita" foi interceptada nesta quarta-feira (17) pela Casa Branca, afirmou o porta-voz do serviço secreto americano, segundo informações da rede americana CNN.
A carta chegou na terça-feira (16), no mesmo dia em que um envelope com uma substância tóxica e mortal foi enviada ao senador republicano Roger Wicker. Mais informações ainda não foram divulgadas.
A carta para o senador foi descoberta pela segurança do Congresso. O teste com o envelope deu positivo nos controles de segurança por conter ricina, uma toxina cujo pó esbranquiçado é mortal se chegar à corrente sanguínea quando inalado, segundo uma fonte do Congresso.
O escritório do líder da maioria democrata do Senado, Harry Reid, confirmou à Agência Efe que a carta era dirigida ao senador Roger Wicker, de 61 anos e membro de vários comitês, entre eles o das Forças Armadas.
O chefe dos agentes de segurança do Senado, Terrance Gainer, informou que substância foi descoberta em um teste de rotina, nas instalações onde são recebidas as cartas destinadas aos congressistas. As autoridades repetiram o exame em mais duas ocasiões, e elas confirmaram o resultado.
Gainer assinalou em um e-mail enviado aos escritórios do Senado que o envelope tinha carimbos de Memphis, no Tennessee, mas não continha informações sobre o remetente.
'Os funcionários do Senado devem permanecer alertas quanto ao manejo de todo o correio', disse Gaines, enfatizando em maiúsculas a palavra 'todo'.
Após receber informações das autoridades policiais, a senadora democrata Claire McCaskill disse aos jornalistas que as autoridades identificaram um suspeito, mas não precisou se ele foi detido.
A secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano, que se encontrava no Capitólio junto ao diretor do FBI, Robert Mueller, para discutir com os congressistas os atentados da segunda-feira em Boston, em Massachusetts, não quis fazer comentários sobre o incidente.
Tanto a Polícia do Capitólio como o FBI e outras agências federais abriram uma investigação sobre a procedência da substância dirigida a Wicker.
Toda a correspondência destinada a membros do Legislativo americano é processada em uma instalação no estado de Maryland após os atentados com antraz em 2001.
Esse ano, envelopes com esporos de antraz foram enviados aos escritórios de vários congressistas, entre eles o do senador independente por Vermont, Patrick Leahy, e o do então líder da maioria democrata e senador por Dakota do Sul, Tom Daschle.
A ricina é um alcaloide cristalino extraído a partir das sementes do rícino, segundo o Centro Nacional de Doenças. Apenas um miligrama representa uma dose letal, e não há antídoto.
*Com informações da agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário