terça-feira 26 2013

Redação do Enem pede aluno engajado


Prova

Para professores, alunos precisam demonstrar visão crítica da realidade. Saiba quais são as mudanças anunciadas pelo MEC na correção do texto

Lecticia Maggi

Para professores, alunos precisam ler muito e praticar dissertações para fazer boa redação no Enem (Margarida Neide / Folhapress)
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) difere-se da redação proposta nos vestibulares tradicionais e requer um aluno mais engajado, segundo professores ouvidos pelo site de VEJA. A dissertação no Enem busca o conhecimento do candidato em relação à sociedade em que ele está inserido. “Os avaliadores esperam alguém com entendimento crítico e não apenas um bom texto”, afirma Vivian D’Angelo Carreira, professora de gramática e redação do Cursinho do XI.

Nesta segunda-feira, o governo lançou um guia sobre a redação do Enem 2012. É a primeira vez que o Ministério da Educação (MEC) publica um documento com orientações voltadas somente à redação. Ele traz informações sobre os novos critérios de correção da dissertação, além de exemplos de textos de participantes da edição anterior que conseguiram a nota máxima (1.000 pontos).

Temas envolvendo questões sociais, participação popular e regras de convivência em grupo ganham sempre destaque na prova. Por isso, Vivian explica que é bem-vindo mencionar dados ou eventos históricos no texto – desde que, obviamente, eles estejam relacionados ao tema proposto e o aluno tenha certeza sobre o que está escrevendo. Em 2012, ano de eleição municipal, ela fala sobre como o tema poderia ser abordado no Enem: “Não acredito em nada ligado ao pleito ou a candidatos especificamente, mas algo sobre direitos e deveres dos cidadãos cairia muito bem”.

A redação do Enem avalia cinco competências nos candidatos. Diferentemente dos vestibulares tradicionais, pede que o aluno “elabore uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os limites dos direitos humanos”. Para Vivian, é o ponto em que os estudantes têm mais dificuldade: “Ainda que não mostre soluções, é importante ao aluno apontar caminhos ou formas de suavizar o problema relatado”. 
Neste tópico, a dica do professor Francisco Platão Savioli, supervisor de português do Sistema Anglo de Ensino, é evitar a “terceirização do problema”. “É comum os alunos escreverem coisas como: ‘O governo precisa investir mais em educação’ ou ‘Se não diminuira corrupção, nada vai mudar'. Mas é preciso que o candidato tome a responsabilidade para si também e proponha algo transformador dentro do seu limite de ação”, afirma.

Dicas – Antes de iniciar a redação é preciso redobrar a atenção na leitura dos textos de apoio. Vivian sugere ao aluno ler a proposta da redação, fazer as anotações que julgar pertinentes, mas escrever o texto somente após responder às questões objetivas do exame. “A prova sempre tem questões ligadas ao tema da redação. O aluno volta para escrevê-la com mais informações e olhar crítico”, considera Vivian. 
Para  Savioli, o grande desafio aos candidatos é ler todos os textos com calma e saber relacioná-los. “Os alunos acabam fazendo uma leitura fragmentária e fugindo do tema. Lembrem-se: nada é independente. A prova de redação começa com uma boa prova de leitura”, diz. Docentes enfatizam que, para se aprimorar na técnica, não há segredos: ler muito e praticar fazendo redações constantemente. 

Como será feita a correção da redação do Enem 2012

Passo 1O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência vale 200 pontos e, portanto, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos.
Passo 2O segundo avaliador repete o processo do primeiro e atribui também uma nota de 0 a 1.000 à redação. Se houver concordância, a nota final será a média aritimética das duas notas.
DesempateCaso haja uma discrepância de 200 pontos entre as duas notas - ou uma diferença de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas - um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a margem de diferença era de 300 pontos.
Passo 3O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Caso não haja discrepância entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final será a média aritimética das duas notas que mais se aproximarem. 
DesempateCaso persista a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores anteriores, uma banca composta por três outros corretores será convocada.
Passo 4Após a avaliação dos três integrantes, uma nova final será atribuída ao candidato.

Competências avaliadas no texto

Número 1Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Número 2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Número 3Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Número 4Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Número 5Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

As razões da nota zero 

Razão 1Não atender a proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual".
Razão 2Deixar a folha de redação em branco.
Razão 3Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configurará "texto insuficiente". Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não serão consideradas na contagem do número mínimo de linhas.
Razão 4Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação
Razão 5Desrespeitar os direitos humanos
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/redacao-do-enem-pede-aluno-engajado

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