sexta-feira 15 2013

Fernanda Montenegro compara Nelson Rodrigues a Shakespeare

Atualizado
Para a atriz, Nelson Rodrigues é o único autor do Brasil que lembramos assim como lembramos de personagens de Shakespeare ou de Molière
Nelson Rodrigues: o autor das célebres e polêmicas peças de teatro; o jornalista que, às vezes, retratava os próprios colegas nas colunas que escrevia; o bairrista, carioca ferrenho, que retratava os tipos impagáveis da cidade.
O autor teve mais de 20 obras adaptadas para o cinema, todas com temas como traição, pecado, vingança , críticas sociais e o cenário carioca. O filme “Boca de ouro”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos em 1962, foi o primeiro Nelson Rodrigues adaptado para as telas. Para o cineasta, Nelson Rodrigues teve uma função de liberador do comportamento do carioca. “Não foi ele quem inventou esse comportamento, ele apenas conseguiu observar e registrar de uma forma artística e duradoura esse estilo de vida. Quando ele viu o filme disse: ‘você puritanizou a minha obra’. Mas era mais uma piada do que crítica. Ele gostou do filme”, lembra Nelson Pereira dos Santos.
Fernanda Montenegro (Foto: globo news)Fernanda Montenegro (Reprodução Globo News)
A atriz Fernanda Montenegro foi amiga de Nelson Rodrigues a ponto de comer a macarronada de domingo na casa dele em Vila Isabel. “Ele sempre escrevia com dois dedos e vivendo o momento, chegava a bufar. Adorava ópera, escrevia com música, tinha sempre um olhar de sonho. Nenhum escritor fez como ele. São personagens avassaladores. Nelson Rodrigues é o único autor do Brasil que lembramos assim como lembramos de personagens de Shakespeare ou de Molière. Ele nunca blefou”, afirma a atriz.

Nenhum comentário: