quinta-feira 06 2012

Corpo de Niemeyer chega a Brasília para ser velado


Arquitetura

Ele era aguardado no Palácio do Planalto por dezenas de pessoas, entre elas a presidente da República, Dilma Rousseff e o governador Agnelo Queiroz

2012 - Miúcha, Oscar Niemeyer e a esposa, no show de Chico Buarque de Hollanda, no Vivo Rio
2012 - Miúcha, Oscar Niemeyer e a esposa, no show de Chico Buarque de Hollanda, no Vivo Rio - Reginaldo Teixeira
O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer chegou ao Palácio do Planalto, em Brasília, em um caminhão do Corpo de Bombeiros às 15h45 desta quinta-feira. Recoberto com a bandeira do Brasil, o caixão foi carregado pela rampa de uma de suas principais obras com direito a bastante aplauso. Símbolo de cerimônias importantes, os Dragões da Independência, um dos regimentos do exército brasileiro, se posicionaram ao longo da subida.
A presidente Dilma Rousseff foi a primeira a receber o caixão, que, fechado, se encontra no centro do Salão Nobre. Em seguida, outros políticos, tais como o vice-presidente Michel Temer, os presidentes da Câmara e do Senado, Marco Maia e José Sarney se despediram do arquiteto. A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, foi uma das que se emocionou. 
O Palácio do Planalto recebe um velório pela terceira vez. O primeiro homenageado foi Tancredo Neves, em 1985. No ano passado, ex-vice-presidente José de Alencar foi o segundo a ser velado. 
Niemeyer, que morreu nesta quarta-feira, aos 104 anos, no Rio de Janeiro, será velado em Brasília das 16h às 20h desta quinta-feira. Depois, o corpo segue novamente para o Rio, onde será velado e, na sexta-feira, enterrado no Cemitério São João Batista.
Assim que o corpo chegou a Brasília, foi levado em cortejo que contou com a presença de familiares do arquiteto. Enquanto isso, dezenas de pessoas, entre elas a presidente Dilma Rousseff, o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e da Defesa, Celso Amorim, o presidente do STF Joaquim Barbosa, o presidente da Câmara Marco Maia e o presidente do Senado José Sarney, aguardavam a chegada do corpo ao Palácio.

Nenhum comentário: