Artes plásticas
Obra será apresentada nesta quinta-feira. Quadro mostra a modelo de Leonardo da Vinci dez anos mais jovem
Versão mais jovem de Monalisa é apresentada pela Fundação Mona Lisa, na Suíça (Denis Balisouse/Reuters)
Uma versão da Mona Lisa mais jovem, atribuída também a Leonardo da Vinci, será apresentada em Genebra na quinta-feira. A Fundação Mona Lisa, com sede na Suíça, que organiza o evento, informou nesta quarta-feira que uma pesquisa realizada ao longo de três décadas indica que a obra é um retrato anterior feito pelo gênio italiano. Parte da crítica, porém, se mostra cética em relação à autoria do quadro - que nada tem a ver com a versão supostamente pintada por um discípulo de Da Vinci, encontrada recentemente pelo Museu do Prado, na Espanha.
A Mona Lisa jovem não é exatamente uma novidade: foi descoberta em 1913 pelo colecionador Hugh Blaker. "Investigamos a pintura por todos os ângulos relevantes. Toda a informação acumulada indica que ela é uma versão anterior da Gioconda que está no Louvre", disse Stanley Feldman, historiador de arte e membro da fundação. O retrato a ser apresentado aos especialistas e à imprensa em Genebra mostra uma mulher com 20 e poucos anos - não com cerca de 30, como na pintura do Louvre - na mesma pose da obra-prima de Da Vinci.
Entre os especialistas que apoiam, ainda que com cautela, a tese das "duas versões" -- que, se confirmada, será uma grande sensação no mundo da arte -- estão o crítico italiano Alessandro Vezzosi, integrante da fundação, e historiador italiano Carlo Pedretti, da Universidade da Califórnia. Já o professor Martin Kemp, de Oxford, afirmou ao jornal The Guardian que considera pouco provável que o autor da pintura seja Da Vinci. Ele destaca que a pintura suíça foi feita sobre tela e não sobre madeira, o meio preferido do mestre italiano.
A Mona Lisa é também chamada de La Gioconda ou La Joconde, em homenagem à Lisa Gherardini, mulher do nobre italiano Francesco Del Giacondo. Foi Del Giacondo, no século XVI, que encomendou a Da Vinci um retrato dela. O pintor, porém, nunca entregou a obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário