quarta-feira 18 2018

Canela-de-velho: médico youtuber fala sobre os benefícios dessa erva



A canela-de-velho (Miconia albicans) é uma planta medicinal bastante comum no nordeste brasileiro e também é conhecida como quaresmeira-da-flor-branca. Seus benefícios vêm sendo estudados há algum tempo e, para algumas pessoas, ela é considerada um verdadeiro milagre para o combate de artrose, artrite, dores na coluna e nas articulações.

5 benefícios da canela-de-velho



Já conhecida por suas ações anti-inflamatórias e analgésicas, o chá das folhas de canela-de-velho é usado como terapia natural alternativa contra dores de várias origens. O médico youtuber Dr. Dayan Siebra fala em seu canal sobre os benefícios dessa erva milagrosa.

1. Melhora as dores da artrose e da osteoartrite

A artrose nada mais é, de forma bastante simplista, o envelhecimento das articulações. Já a osteoartrite é a inflamação dessas articulações. Essas doenças promovem o desgaste das articulações, fazendo com o que os ossos entrem em atrito. A canela-de-velho atua regenerando essas cartilagens que revestem os ossos, diminuindo o impacto e, assim, amenizando as dores. A planta também tem ação antinociceptiva, ou seja, reduz a percepção e transmissão de estímulos que causam a dor.

2. Combate os radicais livres

Os radicais livres são todos os componentes que precisam ser descartados do nosso organismo, como por exemplo os resultantes do estresse e da má alimentação. A canela-de-velho age como um detox no sangue e também em outros órgãos. Por conta dessa ação, muitas pessoas relatam inclusive um aumento na libido.

3. Ajuda no controle do diabetes

A canela-de-velho também é bastante benéfica para os diabéticos ou pessoas que têm tendência em desenvolver a doença. Vale lembrar que qualquer alimento que contenha carboidrato pode aumentar a taxa de açúcar no sangue, esses alimentos não precisam necessariamente ser doces. A erva ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, combatendo consequentemente doenças cardíacas e renais.

4. Auxilia a digestão

A planta possui inúmeros nutrientes que agem para o bom funcionamento do estômago, melhorando azias, má digestão, refluxo e dores de estômago. A canela-de-velho também tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana.

5. Desacelera o crescimento de tumores

Ao contrário do que muitas fontes dizem, ainda não existe comprovação de que a canela-de-velho possa estar relacionada com a cura do câncer, mas já houveram relatos de que a velocidade de crescimento de alguns tumores diminuiu consideravelmente quando o paciente ingeriu canela-de-velho por algum tempo. Algumas populações que consomem regularmente a canela-de-velho apresentam um índice reduzido de casos de câncer.
A canela-de-velho possui muitas outras ações benéficas ao organismo, como por exemplo auxiliar no tratamento de gordura no fígado, já que tem ação detox. A planta também age contra o parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Ou seja, é uma aliada da boa saúde!

Chá de canela-de-velho: como preparar


Para a canela-de-velho ter o efeito esperado, deve-se utilizar apenas as folhas dessa planta, já que não foram observados efeitos de suas outras partes.

Ingredientes

  • ½ litro de água
  • 7 folhas de canela-de-velho

Modo de preparo

  1. Ferva a água;
  2. Adicione as folhas e deixe ferver por mais 30 segundos;
  3. Desligue o fogão, tampe e deixe o chá em infusão por 1 hora;
  4. Beba quente ou gelado duas vezes ao dia, uma xícara antes do almoço e uma antes do jantar.
Não é recomendado fazer uma quantidade maior do chá para beber por mais dias, ele deve ser preparado diariamente para ser consumido fresco. Dessa forma, seus nutrientes serão preservados.
Apesar de todos os seus benefícios, não é recomendado que o paciente abandone os outros tratamentos prescritos por um médico. O chá de canela-de-velho é um tratamento alternativo complementar e não deve ser utilizado como principal tratamento para as condições já citadas acima.
A canela-de-velho também pode ser utilizada para fazer banhos nas regiões afetadas pelas dores. Os efeitos, tanto para o chá quanto para o banho, começam a ser perceptíveis de 30 a 90 dias após o início do tratamento.
https://www.dicasdemulher.com.br/canela-de-velho/?utm_source=webpush

Nenhum comentário: