quinta-feira 04 2015

Como prevenir a insônia

Tenha horário regular para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana

Tenha horário regular para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana


O organismo trabalha com ritmos. Se você acostuma dormir às 23 horas, ao chegar perto desse horário, o corpo estimula a secreção de melatonina e reduz a temperatura corporal — induzindo o sono. "Na falta desse hábito, o organismo não sabe quando tem que trabalhar para você dormir, o que pode causar insônia", diz Dalva Poyares, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Evite assistir televisão na cama

"A claridade, mesmo artificial, é interpretada pelo cérebro como luz solar", explica a neurologista Carla Guariglia, do Hospital Samaritano, em São Paulo. Por "achar" que é dia, o cérebro não estimula a secreção da melatonina, hormônio que induz o sono.

Se acordar no meio da noite, não fique na cama

Uma pessoa pode ficar ansiosa se despertar durante a noite e demorar a pegar no sono de novo. "Caso acorde à noite, o ideal é levantar, fazer algo relaxante — como tomar um copo de leite morno — e retornar para a cama quando estiver com sono novamente", diz Carla. A ansiedade vai embora e a pessoa pega no sono com mais facilidade.

Evite tomar bebidas estimulantes após as 16 horas

Café, refrigerantes de cola e alguns tipos de chás (como o verde) possuem substâncias estimulantes do sistema nervoso central, como a cafeína e a teína. Esses estimulantes deixam o organismo em estado de alerta. Para quem já tem tendência à insônia, a recomendação é evitar essas bebidas a partir das 16 horas. Assim, até a hora de dormir, o efeito dos estimulantes já vai ter passado. "Essas bebidas podem interferir na qualidade do sono do paciente", diz o neurologista Fabrício Hampshire, do Hospital Caxias D'Or, no Rio de Janeiro.

Não pratique atividade física perto da hora de dormir ? se possível

A atividade física é estimulante para o organismo, pois provoca a excreção de substâncias como a adrenalina. Os efeitos diminuem somente cerca de quatro horas depois da prática, o que pode atrapalhar o sono. Caso a rotina não permita exercitar-se em outro horário, a recomendação não é abandonar os exercícios. Apesar de estimulante, a atividade física ajuda a controlar o sono de maneira geral, por causa, principalmente, das endorfinas, neurotransmissores relaxantes liberados após o exercício. "Costumo individualizar a restrição noturna de atividade física, porque para alguns pacientes ela não piora a qualidade do sono", diz Fabrício Hampshire.

Torne o quarto um ambiente aconchegante

O quarto pode favorecer ou atrapalhar o sono do indivíduo. Um local aconchegante, fresco, sem TV e escuro ajuda a pessoa a dormir tranquilamente, já que induz o organismo a diminuir a temperatura corporal e a excretar melatonina.

Não consuma álcool antes de dormir

Tomar uma taça de vinho antes de dormir ajuda a relaxar, mas prejudica o sono. Quando o álcool entra na corrente sanguínea, o cérebro recebe um sinal para entrar em estado de alerta. Desregulado, o sono não vai permanecer na fase REM, aquela em que a pessoa mais descansa. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o sexo feminino é mais sensível a esse mecanismo. Os pesquisadores constataram que mulheres que consomem bebida alcoólica antes de dormir acordam mais vezes durante a noite e perdem cerca de 20 minutos de sono.

Desligue o celular e o computador uma hora antes de dormir

Estudos já constataram que utilizar qualquer tipo de aparelho eletrônico, como vídeo game, celular e computador, até uma hora antes de deitar pode atrapalhar o sono. A exposição à luz artificial aumenta o estado de vigilância do organismo e anula a liberação de melatonina, hormônio indutor do sono. Até o simples hábito de trocar mensagens pelo celular à noite interfere no repouso, de acordo com uma pesquisa.

Nenhum comentário: