quinta-feira 04 2015

Aulas para adolescentes deveriam começar depois das 8h30, diz estudo


De acordo com Academia Americana de Pediatria, mais horas de sono para adolescentes evitariam notas baixas e problemas de saúde

jovens-felizes-escola-2001
Segundo estudo, adolescentes que dormem pelo menos oito horas e meia por noite têm menos propensão a obesidade, diabetes e problemas comportamentais(ThinkStock/VEJA)
Uma nova recomendação da Academia Americana de Pediatria sugere que as aulas do ensino fundamental e médio comecem às 8h30 - ou mais tarde. Publicada nesta segunda-feira no periódicoPediatrics, a sugestão foi baseada em pesquisas que mostram que os adolescentes americanos dormem menos que o recomendado - de oito horas e meia a nove horas e meia por noite - e que a privação de sono é prejudicial para a saúde.
CONHEÇA A RECOMENDAÇÃO
Onde foi divulgada: periódico Pediatrics
Quem fez: Judith A. Owens, Rhoda Au, Mary Carskadon, Richard Millman, entre outros
Instituição: Academia Americana de Pediatria
Recomendação: Segundo os médicos, as aulas dos adolescentes deveriam começar depois das 8h30. Desse modo, os jovens poderiam dormir a quantidade de horas recomendada por noite, o que evitaria problemas comportamentais e fisiológicos.
Segundo a instituição, apenas 15% das escolas americanas de ensino médio iniciam as aulas depois das 8h30. No caso do ensino fundamental, a maioria dos colégios dá o sinal às 8 horas - 20% começa antes disso.
De acordo com os médicos, adolescentes que dormem a quantidade de horas recomendadas têm menos propensão a obesidade, diabetes e problemas comportamentais como ansiedade e depressão.
Puberdade - O levantamento mostrou que essa medida seria mais eficaz do que mandar os filhos para a cama cedo. Nas mudanças hormonais da puberdade, o adolescente tende a mudar o seu relógio biológico e encontrar dificuldade para dormir antes das 23 horas. Nessa fase da vida, o jovem demora mais para sentir o cansaço acumulado durante o dia do que um adulto.
"O organismo dos adolescentes libera melatonina (um hormônio que induz ao sono) mais tarde do que dos adultos", diz Judith Owens, líder da recomendação e diretora de medicina do sono do Centro Nacional de Medicina Infantil, nos Estados Unidos. Outro problema que favorece a falta de descanso adequado, segundo a pesquisa, é o excesso de tarefas dos adolescentes. "É importante eles terem menos coisas para fazer e poderem dormir antes da meia-noite", diz Judith.

Nenhum comentário: