segunda-feira 12 2015

5 Formas de Aprender uma Língua Mais Rápido


Certamente que sabe que um adulto  tem muito mais dificuldade de aprendizagem de uma nova língua do que uma criança. Isto porque a nosso cérebro se modifica, passa a ser programado para a resolução de problemas, enquanto numa criança a tendência é a de aprender a comunicar.

No entanto, nem tudo está perdido. Existem muitos adultos capazes de atingir o nível de proficiência de um nativo e de aprender a língua rapidamente.

Se precisa de saber os truques para atingir este patamar, ficam aqui os cinco mais eficazes.

1. A técnica da repetição espaçada

A ideia é que a informação adquirida seja revista variadas vezes em intervalos de tempo espaçados.
Um conhecimento novo precisa de ser revisto variadas vezes mais constantemente, várias vezes ao dia, e a partir daí ir aumentando o intervalo de tempo, para uma vez por dias, de dois em dois dias ou de semana a semana.

A Doulingo é uma aplicação que o pode ajudar neste espaçamento de dias.

2. Estude antes de dormir

Quando dormimos, o cérebro transfere a informação mais recente para um "arquivo", onde a informação fica guardada. Dormir depois de estudar pode ajudar a reter mais informação.

3. Praticar todos os dias

A melhor forma de estudar é praticar todos os dias e não reservar apenas um dia da semana para o fazer. Quando a informação é muito pesada e muito repentina, pouca coisa será armazenada de forma permanente, mas ao estudar um pouco todos os dias, terá mais capacidade de memorizar.

4. Estude o conteúdo e não a língua

Muitas escolas ensinam uma língua através da gramática e interpretação de textos. Mas estudos provam que a compreensão é mais fácil quando os vocábulos são colocados no seu contexto específico.
Por exemplo, ir a uma aula de culinária francesa, dada na língua, é muito mais eficaz do que aprender todos os alimentos em francês.

5. Misture novas informações com conceitos interiorizados

Repetir sempre o mesmo não ensina nada de novo, isso é óbvio. O ideal na aprendizagem de uma língua é que se vão colocando novas palavras ou tempos verbais em textos, escritos ou falados, onde predominam conceitos interiorizados e bem sabidos.

Nenhum comentário: