Vestibular
Veja.Com
Médias dos participantes na prova só serão conhecidas em janeiro
Movimentação em frente ao campus da Uninove na Barra Funda durante o segundo dia do Enem em São Paulo - Mauro Horita/VEJA.com
O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira o gabarito oficial do Enem 2014 — clique nos links abaixo para conferir cada um dos cadernos de prova (arquivo PDF). As médias finais dos participantes, contudo, só serão conhecidas em janeiro.
É importante lembrar que, mesmo com o número de questões certas e erradas em mãos, os participantes ainda não poderão saber suas médias finais na prova. Isso porque o Enem utiliza a teoria da resposta ao item (TRI): para calcular as notas dos candidatos, são levadas em conta acertos e erros de cada participantes, mas também o desempenho dele em relação aos demais.
O uso da TRI torna menos intuitivo o cálculo das médias finais dos participantes. Porém, permite uma comparação precisa entre participantes e também entre as diferentes edições do Enem.
Após a divulgação das médias finais dos participantes, em janeiro, será aberta a temporada de disputa de vagas em universidades. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos terão acesso às notas de corte relativa a carreiras e instituições de ensino: de acordo com seu desempenho no Enem poderão buscar a matrícula.
Os estudantes que têm dúvidas sobre qual carreira seguir podem buscar ajuda no teste vocacional elaborado pela orientadora Maria da Luz Calegari. A partir de um questionário que procura revelar o temperamento de cada um, o teste aponta as profissões mais afinadas com cada perfil.
Neste ano, 8,7 milhões de pessoas estavam habilitadas a participar do exame federal. Contudo, segundo o MEC, cerca de 2,5 milhões não compareceram aos locais de prova — um índice de abstenção de 28,64%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário