quarta-feira 02 2014

Urologista também é médico de mulher: Especialista pode ser decisivo na hora de vencer a batalha contra a infecção urinária



Um grande número de pessoas pensa que o urologista é um médico especializado somente em homens. Estão enganados! Na verdade, o urologista é o médico especialista no aparelho gênito-urinário, o que inclui as doenças que atingem rins e bexiga de mulheres e homens, adultos, idosos e crianças. 

Segundo o professor assistente da disciplina de Urologia da Faculdade do ABC e mestre em cirurgia pela Santa Casa de Ciências Médicas de São Paulo, Prof. Dr. Caio Cintra, assim como os homens, as mulheres podem sofrer alterações no sistema urinário durante a gravidez, no parto e quando chegam à menopausa. 

As infecções urinárias simples, também chamadas de cistites, e a incontinência urinária são problemas que afetam ambos os sexos. “Grande parte das mulheres brasileiras sofrem ou já sofreram com ‘problemas urinários’, mas muitas vezes não sabem qual profissional procurar”, sustenta Dr. Cintra. Por isso, é importante que também as mulheres passem a ver no urologista um aliado nos cuidados com sua saúde e bem-estar. 

Confira abaixo o que o Prof. Dr. Caio Cintra esclarece a respeito dos problemas miccionais mais comuns entre as mulheres e que devem ser tratados por um urologista:


- Cistite intersticial: também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres com idade de 20 a 60 anos. Sua causa ainda é desconhecida.

- Infecção urinária: é caracterizada pela presença de micro-organismos na urina, o que leva à inflamação das vias urinárias e, em casos mais graves, dos rins. A infecção pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos que se multiplicam ao redor da uretra e conseguem atingir a bexiga.

- Incontinência urinária de esforço: é uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina. É um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e idosas. Cerca de 30% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos. A incontinência urinária pode ser decorrente de um enfraquecimento da musculatura da pelve (bexiga caída) ou por um mau funcionamento da bexiga (bexiga hiperativa).

- Bexiga hiperativa: Transtorno conhecido como a vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), aproximadamente duas mulheres para cada homem possuem o quadro da doença. Uma pessoa com bexiga hiperativa pode também desenvolver incontinência urinária, problemas de pele e infecções urinárias.

É importante sempre lembrar: procure um médico de confiança, independentemente de sua idade.


http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2011/06/16/2630-urologista-tambem-e-medico-de-mulher

Nenhum comentário: