domingo 09 2014

Os longas que devem sacudir a Berlinale 2014

Veja.Com


'O Grande Hotel Budapeste'


A assinatura de Wes Anderson, diretor de Moonrise Kingdom (2012) e Os Excêntricos Tennenbaums(2001), explica o elenco invejável reunido para seu oitavo longa-metragem: Ralph Fiennes, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jude Law, Harvey Keitel, Edward Norton, além de figuras frequentes em sua obra, como Owen Wilson, Tilda Swinton e Bill Murray. Na trama, as aventuras de Gustave H (Ralph Fiennes), concierge de um hotel europeu no período entre guerras. O Grande Hotel Budapeste está em competição.


'Yves Saint Laurent'

O filme dirigido por Jalil Lespert, que participa da seção não-competitiva Panorama, começa em 1957, quando o estilista (interpretado por Pierre Niney) consegue a posição de assistente de Christian Dior, aos 21 anos. Com a morte de Dior, ele assume a direção criativa da grife. Algum tempo depois, conhece Pierre Bergé (Guillaume Gallienne), seu grande amor, com quem funda a marca Yves Saint Laurent. O longa mostra a sua evolução como estilista, mas também seus conflitos e suas crises. 

'Expresso do Amanhã'

O diretor sul-coreano Boon Joon-ho, de O Hospedeiro (2006) e Mother – A Busca pela Verdade (2009), faz sua estreia em inglês com esta produção baseada nos quadrinhos do francês Jean-Marc Rochette. A história se passa em uma Terra pós-apocalíptica, onde os sobreviventes são condenados a passar seus dias em um trem que anda em círculos. No elenco, estão Chris Evans (o Capitão América), Ed Harris, Jamie Bell, Tilda Swinton e John Hurt. Fora de competição, o longa será exibido na seção Fórum.

'Caçadores de Obras-Primas'

George Clooney pode tudo, inclusive reunir um elenco de estrelas (Matt Damon, Cate Blanchett, Bill Murray, Jean Dujardin, John Goodman, Bob Balaban) para seu quinto longa-metragem. Eles contam uma história pouco conhecida sobre a Segunda Guerra Mundial: como um grupo de especialistas recrutados pelos Aliados percorreu a Europa atrás de obras de arte roubadas pelos nazistas, um assunto que provoca muita disputa ainda hoje. O longa é baseado no livro Caçadores de Obras-Primas - Salvando a Arte Ocidental da Pilhagem Nazista, de Robert M. Edsel, lançado aqui pela Rocco. Apesar de estar na seleção principal do festival, o filme não compete pelo Urso de Ouro.

'O Homem das Multidões'

O filme dirigido em parceria pelo pernambucano Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus e Era uma Vez Eu, Verônica) e o mineiro Cao Guimarães (A Alma do OssoAndarilho) é exibido na seção Panorama. O Homem das Multidões mostra o relacionamento entre dois solitários: Juvenal (Paulo André), um condutor do metrô Belo Horizonte que vive sozinho mesmo quando cercado de gente, e sua supervisora, Margô (Silvia Lourenço), viciada em redes sociais. 

'Ninfomaníaca Vol. 1'

Quem foi assistir ao filme de Lars Von Trier em cartaz no Brasil sabe: há um aviso do diretor dinamarquês dizendo que aquela não é a sua versão. Com 122 minutos de duração, ela tem 23 minutos a menos do que a “versão do diretor”, que vai ser exibida, fora de competição no Festival de Berlim. Na produção, Joe (Charlotte Gainsbourg, em seu terceiro trabalho com o cineasta, depois de Anticristo eMelancolia) conta a um homem (Stellan Skarsgard, outro ator frequente dos longas de Von Trier) suas aventuras sexuais. 

'A Long Way Down'

Nesta adaptação de Pascal Chaumeil para o romance Uma Longa Queda, do inglês Nick Hornby, quatro suicidas se encontram no topo de um prédio em Londres, dispostos a se jogar dali por razões diferentes: Martin (Pierce Brosnan) é um apresentador de talk-show alcoólatra, Maureen (Toni Collette), uma dona de casa cansada de cuidar do filho com problemas, JJ (Aaron Paul, de Breaking Bad) é um roqueiro fracassado, e a jovem Jess (Imogen Poots) é uma rebelde. Depois de alguma conversa, os quatro firmam um pacto de não se matar por outras seis semanas. Fora de competição, o filme será exibido em uma sessão de gala especial. 

'Aimer, Boire et Chanter'

O veterano Alain Resnais, autor de obras-primas do cinema mundial como Hiroshima Mon Amour(1959) e o vencedor do Leão de Ouro em Veneza O Ano Passado em Marienbad (1961), volta a adaptar uma peça do inglês Alan Ayckbourn, depois de Smoking/No Smoking (1993) e Medos Privados em Lugares Públicos (2006). Agora, a ação se passa nos ensaios de um espetáculo teatral, em que os atores recebem a notícia de que um velho amigo está muito doente. O longa disputa o Urso de Ouro.

'Hoje eu Quero Voltar Sozinho'

Vencedor do prêmio Urso de Cristal, dado aos melhores da mostra Geração no Festival de Berlim, com o curta-metragem Café com Leite, o paulistano Daniel Ribeiro volta ao evento na seção Panorama, com seu primeiro longa-metragem, Eu Não Quero Voltar Sozinhouma expansão de seu curta. O protagonista é Leo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, inseparável de Giovana (Tess Amorim) – até a chegada de Gabriel (Fabio Audi), um novo aluno que desperta emoções confusas nele e o ciúme da melhor amiga.

'Praia do Futuro'

O cearense Karim Aïnouz é o responsável por colocar o Brasil novamente na disputa pelo cobiçado Urso de Ouro com essa coprodução com a Alemanha. Donato (Wagner Moura) é um salva-vidas da Praia do Futuro, em Fortaleza, que se apaixona pelo turista alemão Konrad (Clemens Schick) ao resgatá-lo do mar. Ele se muda para Berlim, onde consegue se reinventar, até ser confrontado por Ayrton (Jesuita Barbosa), seu irmão mais novo, alguns anos mais tarde. 

'Boyhood'

Diretor da trilogia Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr do Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), Richard Linklater juntou um mesmo elenco desde 2002 para filmar este projeto, que está em competição. Ele segue o crescimento do menino Mason (Ellar Coltrane) desde seus primeiros anos de escola até sua entrada na universidade, enquanto ele lida com os pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) e com uma irmã irritante. O longa disputa o Urso de Ouro.

'Untitled The New York Review of Books Documentary'

Apresentado como trabalho em progresso, o documentário de Martin Scorsese e David Tedeschi fala da publicação The New York Review of Books, fundada durante a greve do jornal The New York Times em 1963. A publicação acompanhou as grandes discussões das últimas décadas, como os direitos humanos, a discriminação racial, as guerras do Vietnã e do Iraque, a queda do comunismo, os movimentos feministas. Além de fotos e imagens raras, há entrevistas com gente como Norman Mailer e Susan Sontag, entre outros. 

Nenhum comentário: