Fatores de risco
Estudo sobre fatores de risco ao coração também mostrou que muitos paulistas exageram na carne vermelha e no refrigerante
Balança: Estar acima do peso pode elevar risco de problemas cardíacos (Thinkstock)
Aproximadamente metade da população (52,6%) de São Paulo está acima do peso, revelou um estudo da Secretaria Estadual da Saúde sobre hábitos que podem elevar o risco de doença cardíaca. A pesquisa também mostrou que 38% dos paulistas consomem regularmente carne vermelha com excesso de gordura e 31% bebem refrigerante mais de cinco vezes por semana.
O levantamento, feito em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) e divulgado nesta segunda-feira, entrevistou 5 700 adultos entre 2012 e 2013.
Os resultados mostraram que, além do excesso de peso e da alimentação, fatores como tabagismo, sedentarismo e abuso de bebida alcoólica também estão entre as principais ameaças à saúde cardíaca do paulistano. Entre os entrevistados, 15% revelaram beber álcool em excesso, 14,3% afirmaram não realizar nenhuma atividade física e 13,5% se declararam fumantes.
“Todos esses hábitos favorecem o desenvolvimento de doenças crônicas como, por exemplo, problemas cardiovasculares, cânceres, doenças respiratórias crônicas e diabetes”, diz Marco Antônio de Moraes, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário