Rio de Janeiro
Monumento foi atingido por um raio da noite da última quinta-feira
Monumento do Cristo Redentor será restaurado apór ter sido atingido por raio (Antonio Lacerda/EFE)
Atingido por um raio na noite da última quinta-feira, o dedo médio da mão direita do Cristo Redentor (aquele popularmente conhecido como "pai de todos") será restaurado a partir da próxima terça-feira. A restauração será feita com incentivos da Lei Rouanet e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "A parte atingida foi muito pequena e não se trata de problema muito relevante, a não ser pelo valor histórico do monumento", avaliou a coordenadora de comunicação do Cristo Redentor, Nice Rodrigues.
Verba de 1,8 milhão de reais já havia sido aprovada em março do ano passado para recuperar a mão do monumento, então atingida por outro raio. A mesma verba será usada para restaurar o novo dano.
O Cristo tem uma proteção especial contra raios na cabeça e a descarga elétrica atingiu superficialmente somente a parte da mão que fica virada de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas.
A assessoria do Cristo Redentor brincou com a história de que raios não caem duas vezes no mesmo lugar: "No Cristo eles caem".
Como a visita ao Monumento ao Cristo Redentor aumenta bastante nesta época do ano e as chuvas de verão atingem muito a região do Parque Nacional da Tijuca, onde fica a estátua, os próprios funcionários que trabalham no Cristo são treinados para orientar os turistas a descer em caso de ameaça de chuva forte.
Raios são vistos próximos à estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Yasuyoshi Chiba/AFP
Relâmpagos vistos sobre o Cristo Redentor no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (14) - Yasuyoshi Chiba/AFP
Raios são vistos próximos à estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Marcello Dias/Futura Press
Raios são vistos próximos à estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Antonio Lacerda/EFE
Temporal com muitos raios fechou o dia no Rio de Janeiro - Luis Alvarenga/Agência O Globo
Relâmpago ilumina o céu sobre o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro - Leo Correa/AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário