terça-feira 31 2013

Quenianos vencem a São Silvestre. Giovani dos Santos chega em 4º

Corrida

No feminino, Nancy Kipron chegou em primeiro e, no masculino, Edwin Kipsang

Pódio masculino na 89ª Corrida de São Silvestre

Pódio masculino na 89ª Corrida de São Silvestre - Miguel Schincariol/Especial veja.com

Os quenianos Nancy Kipron e Edwin Kipsang venceram nesta terça-feira pela manhã a 89ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. Pela segunda vez com largada no período da manhã e novamente com chegada na Avenida Paulista, a prova de rua mais tradicional da América Latina teve ainda o recorde de participantes: mais de 27.500 inscritos, de 41 países. O brasileiro Giovani dos Santos chegou em quarto e a melhor brasileira foi Sueli Pereira, com a sexta colocação.
Campeão em 2012, Kipsang venceu nesta terça com o tempo de 43min48s (extra-oficial). Mark Korir e Stanley Koech completaram o trio de quenianos, seguidos por Giovani dos Santos. O pódio da São Silvestre foi completado pelo marroquino Abderrahime.
Nos primeiros quilômetros da corrida, alguns brasileiros se revezaram na primeira colocação, como Carlos Santos, Ederson Pereira e Wellington Silva. Com tranquilidade, os maiores favoritos compuseram um pelotão e passaram a dosar o ritmo de corrida.
Principal esperança do Brasil na prova, Giovani dos Santos procurou se manter entre os africanos. Nas imediações do oitavo quilômetro, ele era acompanhado por Kipsang, Mark Korir e Stanley Koech, além do etíope Fidaku Dinbushe.Kipsang superou os dois compatriotas e subiu a Brigadeiro Luís Antônio sozinho na primeira colocação.
Feminino - Nancy se desgarrou das concorrentes por volta do décimo quilômetro. Pouco antes disso, ela vinha polarizando a disputa com Sara Makera, da Tanzânia, que acabou ficando para trás. No início da subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, já estava claro que a tal barreira seria finalmente superada.
A atleta número cinco completou o percurso em 51min59. A campeã, que treina em Nova Santa Bárbara, no interior do Paraná, já havia sido a primeira colocada em outras provas relevantes do Brasil, como a Volta da Pampulha e a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Faltava um triunfo na São Silvestre, corrida na qual ela chegou a chorar em 2011. No ano passado, ela foi só a sétima colocada.
O último brasileiro a vencer a São Silvestre foi Marílson Gomes dos Santos, em 2010.
(Com agência Gazeta Press)

Nenhum comentário: