PARIS - Após a longa turnê brasileira de seu show "Chico", Chico Buarque rumou para dias de descanso em Paris. Apesar de seu período de autoexílio em Roma, em 1969 e 1970, foi a capital francesa que o compositor e escritor acabou elegendo como seu refúgio europeu. O autor de "Joana Francesa" aprecia pedalar pela cidade na companhia da namorada, observar os casais dançantes à beira do Sena e jogar peladas no gramado dos Invalides.
O GLOBO: Um almoço?
CHICO BUARQUE: Num café por aí, saladas com anchovas ou queijo de cabra. Ou uma crepe na Rue du Temple, para comer andando. Quiches na Place des Vosges ou na Ile Saint-Louis; tartare de salmão no La Tartine, na Rue de Rivoli.
Um jantar?
CHICO: No Le Petit Pontoise, no L’Ami Louis, no La Méditerranée, num indiano da Rue Dauphine. De vez em quando num restaurante italiano, para falar italiano.
Um museu?
CHICO: Beaubourg, o do Mundo Árabe e o do Quai Branly, pela arquitetura. O Museu Picasso, sempre. Vi maravilhas no Grand Palais, vi Hélio Oiticica no Jeu de Paume. Tem o Museu da Mágica, para levar as netas, na Rue Saint-Paul, em frente à casa do Jorge Amado. Por perto, tem até um Museu da Fechadura.
Uma livraria?
CHICO: Michèle Ignazi, na Rue de Jouy, no Marais. O que não tiver, a moça arranja.
Um passeio?
CHICO: De bicicleta com a Thaís (Gulin, a namorada), até a outra ponta da cidade. Pausa para um cachorro-quente.
Um local?
CHICO: Place de Furstenberg, em Saint-Germain.
Um vinho?
CHICO: Bourgogne, Bourgogne.
Uma canção e/ou músico?
CHICO: Jacques Brel, que era belga. E Charles Aznavour, armênio, cantando "Poker".
Um filme?
CHICO: "Acossado". Eu imitava aquelas caretas de Jean-Paul Belmondo.
Uma atriz francesa?
CHICO: Jeanne Moreau.
Um livro ou um escritor francês?
CHICO: Os dois primeiros do Céline. "O estrangeiro", de Camus. E particularmente Boris Vian, com "A espuma dos dias".
Uma lembrança?
CHICO: Paris, 1953, mulheres com os peitos de fora, nas bancas de revista e nas vitrines dos cabarés. Papai que me mostrou.
Uma surpresa?
CHICO: Papaia, no mercadinho da esquina.
Um hábito?
CHICO: Andar lá embaixo na beiradinha do Sena. Fazer xixi debaixo de uma ponte.
Um teatro?
CHICO: O Cirque d’Hiver.
Um prato francês?
CHICO: As entradas.
Manhã, tarde ou noite em Paris?
CHICO: Fim de tarde, noite. Fim de noite na Bastilha, ou no Quai Saint-Bernard, as pessoas dançando à beira do rio.
Uma partida de futebol?
CHICO: Pelada no gramado esburacado do Invalides, até a polícia chegar.
Um time francês?
CHICO: Paris Saint-Germain.
Um mistério francês?
CHICO: Johnny Hallyday.
Artes: Joana Portuguesa. Quem visitar o Palácio de Versalhes até o próximo dia 30 de setembro terá a oportunidade de conferir o singular trabalho de Joana Vasconcelos. A artista portuguesa foi convidada a expor suas gigantescas instalações contemporâneas nas suntuosas salas e nos recortados jardins do secular castelo dos reis da França. Com uma obra que mistura humor e provocação, a artista dedicou sua exposição às zeladoras portuguesas, bastante numerosas nos prédios franceses. Vetada pela curadoria do castelo, uma de suas mais célebres criações, um lustre de cinco metros de altura feito inteiramente de absorventes internos, poderá, no entanto, ser vista no espaço de arte parisiense Le Centquatre (104.fr), até o dia 18 de setembro.
Gastronomia: Baguette presidencial. O turista matinal que desejar degustar a mesma baguette presente à mesa do café da manhã do presidente francês François Hollande poderá comprar a sua na padaria do número 159 da Rue Ordener, no 18 arrondisement. Sébastien Mauvieux, de 37 anos, vencedor do Grand Prix da Baguette de Tradição Francesa 2012, tem o privilégio de ser o fornecedor do Palácio do Eliseu por um ano, até o concurso de 2013. Pâtissier formado na confeitaria Lenôtre, o padeiro presidencial abriu sua própria boulangerie na capital francesa há três anos, junto com a mulher. Segundo uma pesquisa de opinião, 85% dos franceses consideram a baguette uma especiaria gastronômica do país.
Leia mais: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/viagem-e-turismo/o-que-chico-buarque-faz-no-verao-em-paris-5573171.html#ixzz2jtx70svq
Nenhum comentário:
Postar um comentário