quinta-feira 07 2013

Barriga chapada: sonho ou realidade?

Por Mayne Chiaparro, Tempo de Mulher

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)


Por MAYNE CHIAPARRO
Barriga chapada: sonho ou realidade? Se esse questionamento já é frequente o ano inteiro, imaginem na proximidade do verão? É comum ouvir comparações com celebridades que estão com o corpo em cima como algo impossível de ser alcançado. Mas não se desesperem! Esse sonho pode se tornar realidade e em tempo de curtir este verão sem constrangimentos.
Para potencializar os ganhos em busca de um abdômen lisinho contamos com procedimentos estéticos cada vez mais eficientes. Estamos falando de Massagem Modeladora, Manthus/Heccus, Cavitação. Cada um tem a sua importância e combinados se tornam imbatíveis.   Nesta batalha temos:
Manthus/Heccus
é um equipamento de terapia que combina ultrassom de alta potência e uma corrente elétrica que quebra as células de gordura e, ao mesmo tempo, drena e conduz essa gordura para vias eliminatórias.
Carboxiterapia
é uma terapia baseada na aplicação de gás carbônico no tecido adiposo (tecido das gorduras), com o objetivo de promover uma acidez que agita as moléculas de gordura e oxigena o tecido, além de auxiliar no retorno linfático e venoso do tecido.
Massagem Modeladora,
que tem como finalidade mobilizar a gordura localizada, é feita a partir de movimentos rápidos e intensos de compressão e deslizamento que possibilitam modelar o contorno corporal do paciente, reduzindo medidas.
Todos os tratamentos citados podem ser feitos até três vezes na semana, com intervalo de um dia, em uma média de 10 sessões. E nenhum deles altera a rotina do paciente. Desde a primeira sessão você observará a perda de medidas e menos inchaço. Mas para caber naquela calça de antigamente é necessário, em média 6 a 10 sessões, dependendo de cada caso.
Mas para atingir a tão sonhada boa forma, não bastam apenas tratamentos estéticos. É preciso encarar uma nova rotina. Para isso, será preciso muita dedicação a começar pela alimentação. Pode parecer chato e difícil no começo, mas depois de ver os resultados aparecendo você vai sentir mais prazer em fazer substituições para ter um cardápio mais saudável. E nesse ponto não é só a barriga que você vai ver sumir, mas a celulite, a flacidez, as estrias, entre tantos outros incômodos. Mas atenção, nada de fazer uma dieta por conta própria, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista.
Próximo passo é se movimentar: outro ponto que você deve ter torcido o nariz ao ler, mas que é fundamental. E não adianta colocar empecilhos do tipo não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho companhia. Pense que andar pelo bairro por 20 minutos pelo menos três vezes por semana já faz uma diferença considerável no seu corpo. Você também vai se sentir mais disposta. Pode apostar!

* Mayne Chiaparro é coordenadora técnica de estética da Clínica Pró-Corpo - responsável técnica pela Estética. Mayne está na Pró-Corpo desde 2009, onde se especializou em diversas técnicas. Formada em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pela FMU.

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)

Os tratamentos estéticos são caros?
Não. Ainda existem clínicas que cobram caro alguns procedimentos que hoje se tornaram mais “populares”, simplesmente por causa de status. Mas se comparado a alguns anos atrás, hoje existem clínicas excelentes que viabilizam o acesso a estética a todos os níveis econômicos e sociais, tanto em valor quanto em forma de pagamento.  Somente devemos nos ater a alguns descontos em sites de compra coletiva ou mesmo em algumas clínicas que prometem milagres, mas que não descrevem tempo, forma e qualidade no tratamento. Cuidado, pois nesses casos, é comum não haver comprometimento com o resultado diante da queixa do paciente.

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)

Não poderei mais parar de fazer esses tratamentos senão volta tudo?
O comum termo “volta tudo” é extremamente mal empregado. Ouço de muitos pacientes esse comentário, contudo nada volta sozinho. A gordura, a celulite, manchas, pelos, entre outros, não vêm e vão sozinhos, somos o que comemos e fazemos. Os equipamentos estéticos, quando aplicados de forma correta, obtêm resultados efetivos que serão perdurados por um longo período, desde que o paciente também se comprometa com a saúde. Para isso, terá que realmente mudar os hábitos alimentares, se movimentar e incrementar com cosméticos, quando necessário.
Além disso, há a herança genética da anatomia do corpo, que muitas vezes foge dos padrões de beleza impostos pela sociedade, na verdade nem deveríamos falar em beleza, mas sim modelo padrão. Devemos valorizar mais nossas linhas, o natural e quem somos para autoestima estar sempre em cima. O que podemos fazer é buscar melhorias em alguns detalhes para um corpo moldado dentro dos limites de cada indivíduo.

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)

Em quanto tempo já consigo ver resultado?
Desde a primeira sessão já observamos perda de medidas, ocorre uma movimentação nas células do tecido adiposo, da gordura e começamos por observar menos inchaço. Mas para caber naquela calça de antigamente, em média 6 a 10 sessões, dependendo de cada caso.

Esses tratamentos deixam hematomas na pele?
O único que possibilita formação de hematomas e equimose é a carboxiterapia, que através da agulha bem fininha de insulina pode acertar um vasinho, mesmo com uma cautela na aplicação. Nesse caso, deve-se evitar tomar sol em cima. Em torno de 2 a 3 dias o hematoma reabsorve, o paciente acaba ficando mais sensível também a essa terapia, mas não pela agulha, que nem sente a perfuração, mas o gás distende o tecido causando incômodo em alguns pacientes mais sensíveis.
Já escutamos falar também que a Modeladora causa hematomas e dores no dia seguinte. Infelizmente há profissionais que não são capacitados para realizar essa técnica, o que acaba causando um efeito negativo, contrário ao proposto e inchando ainda mais o paciente.

Como se preparar antes e depois da aplicação dos procedimentos?
O ideal para antes, durante e depois é que se associem técnicas de tratamentos para potencializar os resultados. Uma alimentação balanceada e atividade física também beneficiam para a satisfação do paciente. Deve-se evitar refrigerante, gorduras, frituras e açúcares em excesso.  Evitar uso de calças baixas e calcinha ou cuecas muito apertadas. Pode fazer uso de cinta para moldar algumas regiões. Não ficar mais de três horas sem se alimentar. E a ingestão de água ao longo do dia.
Antes do procedimento, o paciente deve evitar uma alimentação pesada e depois não ingerir carboidrato por pelo menos quatro horas. Não há preparação rigorosa, uma vez que se trata de equipamentos que não limitam nem restringem a dinâmica do dia a dia do paciente.

Por que as mulheres possuem tanta retenção de líquidos? O que fazer para evitar?
As mulheres têm mais predisposição a reter líquido por alguns fatores, o principal deles é o aumento do hormônio progesterona próximo ao período menstrual, que gera esse leve inchaço que é alterado inclusive na balança. Outro fator é o metabolismo, as mulheres têm uma resposta metabólica mais lenta, uma desvantagem em relação ao homem. E ainda algumas disfunções patológicas que requerem uma investigação mais minuciosa com um médico.
O que podemos fazer para minimizar esse efeito é controlar a ingestão de sódio, ele diminui a eliminação do líquido e ainda pode causar riscos mais graves à saúde. Mulheres que trabalham muito sentadas, devem se preocupar em manter sempre uma postura adequada e procurar realizar alguns movimentos para prevenir excesso de retenção e também minimizar doenças do trabalho. E tudo isso aliado à ingestão de, em média, dois litros de água ao longo do dia.

Nenhum comentário: